O bairro de Sussuarana, na região do miolo de Salvador, ganhou, na segunda-feira (17), um espaço próprio para venda de produtos da economia solidária no Centro Público de Economia Solidária de Sussuarana (Cesol), localizado à Avenida Ulisses Guimarães, ao lado do Incra. Lá, estão sendo comercializados, por preço justo e solidário, produtos manufaturados diversos, entre roupas masculina e feminina para adultos e crianças; moda praia, roupas íntimas; acessórios diversos, lembrancinhas temáticas, velas, arranjos de flores, telas, utilitários para casa, etc.

A solenidade de inauguração foi concorrida e contou com a presença de Albene Piau, da Coordenação do Programa Vida Melhor, na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A representante da Setre destacou a importância do apoio do Governo do Estado ao segmento e disse que “o maior objetivo é fortalecer os empreendimentos econômicos solidários”.

Embrião

A Lojinha Conceito, como vem sendo chamado o espaço solidário, é um embrião que pode transformar a vida de centenas de pessoas dos bairros de Sussuarana, Valéria, Pau da Lima, Cabula, Mata Escura, Tancredo Neves, Cajazeira e Canabrava. “Toda comunidade vai ser beneficiada, porque ganhou um novo espaço, onde pode encontrar tantas opções para presentes, tudo com preço justo e solidário”, completa Albene Piau.

Inicialmente, cerca de 30 grupos econômicos e solidários atendidos pelo Cesol de Sussuarana vão poder vender os seus produtos nos próximos três meses. “A ideia é fazer um revezamento, a cada 90 dias, para que os outros empreendimentos também possam mostrar a sua produção neste espaço”, destaca Roberto Paulo Sousa, coordenador do Cesol de Sussuarana.

A Lojinha Conceito vai funcionar como meio permanente de divulgação, comercialização e formação para os empreendimentos de economia popular. "O nosso objetivo é oferecer qualificação profissional aos membros de empreendimentos cooperativos e associativos formados por pessoas de baixa renda da capital baiana", disse Roberto Paulo.

Renda

Dona Nilma Carneiro, moradora de Sussuarana, que produz utensílios domésticos, como tapete, lençol, almofadas, toalhas e kit de cozinha, estava orgulhosa com a inauguração do espaço solidário. “Agora será mais fácil vender nossa produção num local tão agradável e especial como este. Estou muito feliz porque aqui eu vou ter a chance de melhorar a renda e, além disso, divulgar os nossos produtos junto à população. Este espaço é, simplesmente, a realização do sonho de todos nós que apostamos na economia solidária”.

Dona Juciara Aires disse que depois que passou a receber assistência técnica do Cesol, a sua vida se transformou. “Há quase 20 anos, trabalho fabricando arranjos florais e hoje tenho até uma lojinha em um shopping no Cabula e emprego quase toda a minha família. Esta loja é mais uma chance de melhorar as vendas e aumentar minha renda”.

O espaço, que segue um estilo "Rústico Chic", foi criado pela design Viviane Seixas e recebeu muitos elogios. Tem a finalidade de atrair um público exigente e qualificado. Com esta inauguração, além do fomento à qualificação e às práticas administrativas assistidas, os empreendimentos assistidos pelo Cesol de Sussuarana terão a oportunidade de expor os seus trabalhos ao mercado e comercializá-los livremente.

Vida Melhor

O Cesol de Sussuarana, assim como os demais em operação, integra as ações do Programa Vida Melhor. De responsabilidade da Setre e com gestão operacional do Centro de Estudos Socioambientais (Pangea) – organização social selecionada através do Edital 09/2012 – recebeu R$ 3,2 milhões e atenderá, em dois anos, a 160 empreendimentos.