Desde sábado (29), acontece no Parque de Exposições de Salvador a 27ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro). Paralelamente ocorre a 5ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Agricultura Solidária (Febafes), realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri).

Mais de 100 expositores, entre cooperativas e pequenos empreendedores, participam da Febafes. Juntos, eles apresentam ao público cerca de dois mil itens oriundos da agricultura familiar. “São produtos de origem animal e vegetal. Isso mostra a força deste segmento e da nossa economia, bem como o compromisso do governo baiano”, disse o titular da Seagri, Jairo Carneiro.

Segundo ele, o apoio do Governo do Estado à Fenagro, à Febafes e a cessão de uso do Parque de Exposições – administrado pela Seagri – representam investimentos da ordem de R$ 1,7 milhão. “Além das equipes técnicas de secretarias como a da Saúde (Sesab), da Segurança Pública (SSP), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), de Políticas para as Mulheres (SPM), outras estruturas do governo estão aqui prestando serviços relevantes”.

Frutas tropicais, como banana, maracujá e abacaxi, cultivadas por comunidades quilombolas, produtos artesanais e itens para paisagismo estão entre os milhares de produtos expostos. Quem desejar pode ainda degustar uma variedade de alimentos ainda incomuns, como a linguiça de tilápia (peixe) preparada na chapa, do município de Sobradinho.

Até xaropes naturais produzidos artesanalmente em Juazeiro, no norte do estado, estão entre os produtos para compra e degustação. O microempreendedor Marivaldo Guimarães, responsável pela Cavi Vida, empresa há dez anos no mercado, afirma que participar da Febafes é uma das estratégias utilizadas para divulgação da marca. “Feiras como esta têm sido muito boas para nossa empresa”.

Pequenos cafeicultores

Quem também participa da feira é a Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac). A assessora de políticas de cooperativismo da entidade, Regina Dantas, disse que participar de eventos como a Febafes é uma oportunidade para divulgar os produtos e se aproximar mais dos clientes. “[No] ano passado, nossos produtos foram para a Cesta do Povo. Hoje nós vendemos o café Cooperbac para o mercado convencional não somente em Barra do Choça, mas também em outros municípios. Isso se deve muito às feiras”.

Ela informou também que o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em breve, a Cooperbac não precisará mais terceirizar a torrefação e moagem de café. “Atualmente nós pagamos para moer, torrar e envasar o café. Com a agroindústria que estamos construindo, em Barra do Choça, nós mesmos vamos fazer isso”.

Incentivo

O representante comercial João Dantas visitou os estandes da agricultura familiar e aprovou a estrutura. “Isso vem mostrar que nós, nordestinos, baianos, temos capacidade realmente de produzir com excelente qualidade e exportar para o mundo”.

De acordo com o superintendente de Agricultura Familiar (Suaf) da Seagri, Wilson Dias, o Governo do Estado atua em três frentes de trabalho distintas e complementares com o objetivo de incentivar a agricultura familiar. “A primeira é a assistência técnica para que eles [os pequenos agricultores] produzam mais e melhor. A segunda é o fomento às atividades produtivas com os créditos, garantia da safra, distribuição de sementes, mudas e animais. A terceira frente é o apoio para que os agricultores possam processar os produtos e comercializá-los”.

Movimento

A estimativa é que 20 mil pessoas visitem a Fenagro diariamente. Servidores públicos estaduais com crachá e crianças de até 12 anos não pagam a entrada, no valor de R$ 5. O evento é realizado por associações de criadores da Bahia, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri). A expectativa dos organizadores é que durante os nove dias do evento sejam movimentados R$ 120 milhões em negócios.