Que tal experimentar barrinhas de cereais da agricultura familiar ou uma exótica cerveja de umbu? O passo inicial para emplacar esses novos produtos no mercado foi dado na noite de quinta-feira (4), com o lançamento da primeira barra de cereais fabricada pela Cooperativa dos Produtores do Abacaxi de Itaberaba (Copaita) e da cerveja artesanal Saison de Umbu, produzida pela Cooperativa de Agricultura Familiar de Canudos, Uauá e Curaça (Coopercuc). O evento foi realizado na Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), uma das programações mais importantes da 27ª edição da Feira Nacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro 2014), que termina domingo (7), no Parque de Exposições de Salvador.

O secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, reafirmou que a agricultura familiar é uma das prioridades do Governo do Estado, e seguindo sua orientação, a Secretaria da Agricultura (Seagri) implementa ações para o fortalecimento do setor, sendo a agroindustrialização uma das principais alternativas. “Esses novos produtos vão valorizar ainda mais a produção da agricultura familiar em todos os seus estágios, desde os insumos até o produto final, agregando valor ao produto”.

Abacaxi desidratado, castanha, licuri, melaço de cana e chocolate são alguns dos ingredientes que compõem a barrinha de cereal. Para o diretor presidente da Copaita, Valdomiro Vicente, o novo produto vem garantir melhor aproveitamento da produção. “Trabalhamos com os produtos da forma in natura até o produto final. O produtor passa a ter agora a garantia de que toda sua produção vai ser absorvida pelo mercado, podendo ser na forma in natura ou industrial”.

Projeção no mercado

Segundo o presidente da Copaita, que agrega mais de 250 famílias, destaca ainda que já existe a expectativa de projeção do produto no mercado, seja por iniciativa do governo, por meio do Programa Nacional de alimentação Escolar (Penae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ou no mercado privado, a exemplo de uma grande rede de supermercados que visitou a feira e demonstrou interesse pela comercialização das barrinhas, adequando-se às condições comerciais.

O presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro dos Santos, fala sobre a surpresa dos cooperados diante da repercussão gerada pela nova cerveja de umbu. “Nós não esperávamos essa repercussão [de] uma fruta nativa e tradicional da caatinga, mas temos certeza de que esse é um salto muito alto para o pequeno produtor da Bahia. O melhor é que o mercado já demonstra interesse de comercialização da cerveja, inclusive uma rede de supermercados de São Paulo está em fase de negociação”.

“Este é o papel do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura/Superintendência da Agricultura Familiar (Seagri/Suaf), estimular a agricultura familiar da Bahia, incentivando a industrialização e profissionalizando os pequenos produtores, para garantir emprego e renda no campo”, afirmou o superintendente da Agricultura Familiar da Seagri, Wilson Dias.