Mobilizadas pela vontade de ver exposto o Projeto Horta Educativa, que desenvolvem nas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), na Cidade Baixa, em Salvador, 30 pessoas com deficiência – aprendizes do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) – participaram nesta quarta-feira (30) da 27ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece até o próximo domingo (7) no Parque de Exposições de Salvador.

A horta educativa é desenvolvida em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e este ano completa dez anos de participação na Fenagro. O projeto, que contempla os aprendizes que vivem nos centros das Obras Sociais Irmã Dulce e pessoas da comunidade, é desenvolvido a partir do princípio da agricultura periurbana e urbana, onde eles aprendem todo o processo de educação alimentar e as noções da agroecologia.

Para isso, explicou o pedagogo responsável pela visitação, Jorge Nascimento, o projeto recebe orientação técnica do engenheiro agrônomo da EBDA, Antônio Carneiro, “que nos acompanha dentro do centro e também nas residências das famílias”.

Satisfação 

Na Fenagro, os visitantes expuseram o trabalho que desenvolvem na instituição e visitaram as cadeias produtivas e a Feira da Agricultura Familiar. Para Rosileide Gonzaga, mãe de Jean Mateus, 16 anos, com autismo, o passeio pela Fenagro é um dos avanços que o projeto tem proporcionado ao filho, por torná-lo mais sociável. “Ele está mais independente, não espera mais o meu comando. Isso tem sido um avanço dentro de casa e socialmente também”.

Na horta são cultivadas cerca de 80 variedades, entre frutas e olerícolas, que são consumidas pelas pessoas residentes nos centros da instituição e distribuídas para a comunidade. “Mesmo com deficiência, eles construíram essa horta e estão aqui participando da Fenagro. Estou muito satisfeito e orgulhoso porque a parceria da EBDA com as Obras Sociais Irmã Dulce tem trazido frutos maravilhosos e ajudado a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, disse Antônio Carneiro.
Durante a 27ª Fenagro, as Osid também vão levar para a feira, nesta sexta (5), às 9h, estudantes do Centro Educacional Espaço Via Ponte.