Responsáveis por aproximadamente 20% da movimentação financeira total prospectada para a Feira Internacional Agropecuária da Bahia (Fenagro 2014), os leilões são uma mostra do que há de melhor em genética animal baiana e um momento em que os criadores têm oportunidade de elevar a qualidade de seus plantéis. A estimativa é que sejam gerados R$ 20 milhões em negócios nas ‘tatersais’ Joazito Andrade e Cândido Braga e sedes das associações de criadores instaladas no Parque de Exposições de Salvador, até sábado (6), penúltimo dia da feira.

“[O leilão] Não é só um meio de ganhar dinheiro, mas também uma oportunidade que os criadores têm de divulgar para o Brasil o seu plantel, sua propriedade, além de servir para reunir amigos e potenciais investidores”, afirma o diretor da Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN), Anderson Leal. Participam dos leilões animais das espécies bovinas Nelore, Gir e Girolando, equinas Mangalarga, Mangalarga Marchador, Pampa e Quarto de Milha, ovinas Santa Inês e Dorper e caprinas Anglonubianos. A maioria desses animais tem premiação regional e/ou nacional.

Programação

Entre os pregões programados para ocorrer na ‘tatersal’ Cândido Braga, estão os leilões da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia – ACCOBA Show – e Buriá, nesta quinta-feira (4), a partir das 20h, o Leilão Nacional Girolando, na sexta-feira (5), às 13h, e Leilão Touros Nelore e Guzerá, no sábado (6), a partir das 12h.

Já na ‘tatersal’ Joazito Andrade ocorrem ainda o XVI Leilão Peso da Marcha, nesta quinta-feira, às 20h, o Leilão Jóias do Gir, na sexta-feira, às 20h, o III Leilão Dorper Constelação e Convidados Nacional 2014, no sábado, às 13h, e o Leilão Marchador Top Bahia, também no sábado, às 20h.

Os leilões União Bahia Quarto de Milha, Salvador Embryo e Animais, Reserva Especial Mangalarga e Axé Nelore acontecem desta quinta-feira até sábado (4 a 6) em diferentes espaços da capital baiana.