A Secretaria da Agricultura (Seagri) realizou entrega simbólica de 62 kits de irrigação a prefeitos de oito municípios baianos na 27ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece até o próximo domingo (7), no Parque de Exposições de Salvador. Com o ato, o órgão, por meio do programa ‘Terra Molhada’, fecha o ano de 2014 com 203 equipamentos distribuídos a associações de agricultores familiares. Cada kit tem capacidade para irrigar dois hectares, perfazendo o total de mais 406 hectares irrigados e mais de 500 famílias atendidas.

A entrega foi feita aos prefeitos de Ibirataia, Barra do Choça, Serra do Ramalho, Cafarnaum, Ibicuí, Paratinga, Iramaia e Maraú. Na ocasião, o secretário estadual Jairo Carneiro enfatizou que cada kit pode ser utilizado por uma ou duas famílias, a depender do tipo de cultura produzido. Além disso, a ideia é estimular outros agricultores a adquirir o equipamento via programa Pronaf Mais Alimentos, que financia de um facão até um trator, com três anos de carência e sete anos para pagar.

Bônus

Os juros praticados pelo programa do governo federal é de 2% em todo Brasil, mas na Bahia o juro é zero, pois quem paga é o Governo do Estado como bônus de adimplência. O superintendente de Irrigação da Seagri, Marcelo Nunes, explicou que “o programa ‘Terra Molhada’ visa a tecnificação da agricultura familiar irrigada do estado, mediante a inserção de métodos modernos nas comunidades que não dispõem de recursos para aquisição de sistemas eficientes de irrigação”.

Nunes disse ainda que “o objetivo é difundir a utilização de sistemas com alta eficiência de aplicação de água como o gotejamento e a micro aspersão, promovendo assim melhor aproveitamento dos recursos hídricos”. Os kits de irrigação são compostos de tubos e conexões em PVC, do tipo engate rápido, mangueiras de polietileno e conjunto motobomba a diesel montado sobre base móvel com duas rodas, de modo a facilitar a instalação e o deslocamento.

Falando em nome dos prefeitos que participaram do evento, Oberdan Rocha, de Barra do Choça, afirmou que teve a “oportunidade de testemunhar a importância do equipamento doado a agricultores do meu município, que passaram a produzir hortifrutis em maior quantidade e com mais qualidade, melhorando a renda e a qualidade de vida”.