Chefs renomados da gastronomia brasileira transformam produtos da agricultura familiar e cadeias produtivas da Bahia em pratos sofisticados. Carnes de cordeiro, bode e suíno, ostras, tilápia, frutas, verduras, hortaliças, dendê, queijo de cabra e provolone de búfala são alguns ingredientes que estão servindo de base para o preparo dos pratos especiais, na Feira de Gastronomia Sabores da Bahia, realizada durante os nove dias da Fenagro, que termina no domingo (7), último dia do evento.

Nesta quinta-feira (4), a partir das 15h, o curso de prática de presunto, apresuntado e parma de cordeiro é comandado pelo zootecnista e chef de cozinha, Anderson Rocha. No início da noite, às 18h, a aula show fica por conta da chef Tereza Paim, com abordagem do tema dendê da Bahia. Para finalizar o dia, o chef Richard James ministrará a aula show fusão de culturas e sabores na Bahia.

Durante o evento, o público também pode participar do Festival de Queijos e Vinho, além de experimentar a exótica cerveja de umbu, produzida no município de Uauá (Ba), que será lançada hoje (4), na Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), junto com a barrinha de cereais da agricultura familiar. As inscrições para as aulas, com duração de 1h30, podem ser realizadas no local, até 30 minutos antes do início de cada apresentação.

Produtos tradicionais da agricultura familiar

Segundo o secretário da Agricultura da Bahia, Jairo Carneiro, “produtos tradicionais da agricultura familiar e cadeias produtivas da Bahia, a exemplo da famosa carne de fumeiro de Maragojipe, ganham cada vez mais espaço no mercado, inclusive na gastronomia internacional. Esse festival revela o vigor da agricultura familiar, segmento significativo da economia do Estado, responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos baianos”.

Com realização de oficinas gastronômicas e aulas shows, ministradas pelos chefs Rodrigo Castro, Fabrício Lemos, Leonardo Roncon, Leila Carreiro, Dudu Prado, Emanuele Ribeiro, Caco Marinho, Anderson Rocha, Tereza Paim e Richard James, de restaurantes renomados da capital baiana, interior do estado e outras regiões do país, o objetivo do evento é promover os produtos regionais, sabores peculiares da Bahia, através da experiência gourmet, e oportunizar o aperfeiçoamento de profissionais da área de gastronomia, aumentando a possibilidade de novos negócios. O projeto conta com duas aulas shows gratuitas, diariamente, e pratos destinados à degustação.