Empresas do segmento carnavalesco – entidades como blocos e afoxés e fornecedoras do ramo de alimentos, bebidas, adereços, calçados, instrumentos musicais e bancos – participaram de reunião, nesta quinta-feira (11), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, em uma rodada de negócios, ação complementar do 3º Fórum do Carnaval de Salvador, encerrado na quarta-feira (10).

Cerca de 35 compradoras e 30 fornecedoras participaram do evento, com o objetivo de fortalecer seus produtos e serviços, gerando oportunidades de negócios com grandes empresas, além de parcerias e troca de experiências visando o Carnaval. O diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, afirmou que, “pela primeira vez, uma rodada de negócios expõe um dos aspectos mais importantes do Carnaval – a cadeia produtiva -, fortalecendo compradores e vendedores”.

Um dos diretores do Bloco do Caldo, Amilton Souza, juntou a curiosidade com a oportunidade. “Participar de eventos como este é uma forma de mostrar que estamos inovando, buscando o que há de melhor no mercado e favorecendo a competitividade. Achei interessante essa troca de informações. É muito útil e facilitadora”.

O presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), Pedro Costa, disse que muitos empresários fecham negócios em outros estados e acabam tendo maior custo porque não têm conhecimento dos fornecedores da região. “Pela primeira vez o Comcar e representantes da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa, prefeitura, Câmara Municipal de Salvador, Sebrae e empresários têm uma relação com produtos carnavalescos. É um começo para profissionalizar os diversos segmentos do Carnaval, além da expectativa de realizar, em agosto de 2015, uma Feira Nacional do Carnaval com a participação de compradores de todo Brasil”.

Para o coordenador de projetos do Sebrae – Unidade Regional de Salvador, José Élio de Souza, os participantes apresentaram seus produtos e serviços de maneira objetiva e eficaz. “Nosso maior objetivo hoje é fomentar negócios aproveitando o crescimento econômico da cidade”.