Artesãos, associações e cooperativas de artesanato da Bahia estarão presentes no Salão Mãos do Brasil, que será realizado a partir desta sexta-feira (12), até o próximo dia 20, no Pavilhão de Exposições Oeste do Anhembi, em São Paulo.

O evento, promovido pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, através das Coordenadorias Estaduais do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, tem como objetivo promover a troca de experiências entre artesãos de 27 estados brasileiros sobre as diferentes culturas, tradições e técnicas de produção. Com a movimentação da chegada das festividades natalinas, o salão é um canal para a comercialização das peças e uma chance para capacitações de artesãos.

Para a diretora do Instituto Mauá, Emília Almeida, este evento nacional é importante, pois os artesãos têm contato direto com clientes e fornecedores de outras regiões. “O Salão Mãos do Brasil é um bom momento para difundir os valores culturais da Bahia, por meio dos trabalhos dos nossos artesãos, que vão apresentar produtos de diversas tipologias, além de garantir oportunidade de trabalho e renda”, ressalta.

Segundo a gerente de comercialização do Mauá, Rosemary Aguiar, a Bahia, através da autarquia, será representada por produtos artesanais do Artesanato de Associação de Maraú, da Associação Aliança de Ituberá, da Associação Casa dos Artesãos de Juazeiro, Associação dos Artesãos de Guanambi, Cooperativa Artesanal de Rio de Contas, Artesão da Família JC em Lençóis, Artesãos de Salvador, Associação Costa do Descobrimento, Artesão de Terra Nova, Cooperativa de Sauípe, Artesã de Paulo Afonso, Associação e Auxílio Mutuo dos Oleiros de Maragogipinho.