Os números confirmam que mais pessoas assistiram a espetáculos de teatro, dança e música no Espaço Xisto Bahia – localizado no prédio da Biblioteca Púbica do Estado, no bairro dos Barris, em Salvador – no último quatriênio. Um total de 20.604 pessoas compareceu ao espaço, o que representa um aumento de 51% de espectadores em relação a 2011 (13.603).

O Xisto é um dos espaços da Secretaria de Cultura do Estado Bahia (Secult) e contempla em sua programação os projetos regulares da casa, os que são realizados em parceria com artistas e produtores externos, além de ações regulares do Programa de Mobilização Xisto Amigo.

Os dados são referentes ao público atingido ao longo das 259 sessões realizadas no espaço até 30 de novembro último. O aumento de espectadores reflete, segundo a coordenadora do Espaço Xisto, Isabela Silveira, o interesse dos artistas e produtores em realizar no Xisto as suas atividades, além da participação efetiva da sociedade soteropolitana na cena cultural local. A ideia é chegar aos 23 mil espectadores até o final de dezembro.

De acordo ainda com Silveira, os dados são apresentados com parâmetros quantitativos, mas ela garante “que em termos de qualidade e diversidade as ações aqui realizadas igualmente traduzem a força de nossa produção artística baiana. Vivemos um momento de aprimoramento e crescimento que merece ser compartilhado com todos e todas responsáveis por fazer desta casa um espaço tão dinâmico".

Projetos regulares e parceiros

Entre outros projetos que acontecem no espaço, estão os regulares – ‘Oficinas Livres de Verão’, ‘Encontros de Domingo’, ‘Festival Xistinho – Arte, brincadeira e traquinagem1, ‘Danças do Mundo’, ‘Maio na Música’ e ‘Semana da Cultura Negra’. Também há os projetos parceiros, realizados por artistas e produtores externos de forma regular no espaço como o ‘Tabuleiro da dança’, ‘Festival Vivadança’, o ‘Fiac – Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia’ e a ‘Jornada de Dança da Bahia’.

Além disso, acontecem no Xisto as ações regulares do Programa de Mobilização Xisto Amigo, a exemplo das temporadas populares de espetáculo e visitas guiadas para grupos.

Com o objetivo de divulgar os resultados de público e a previsão de projetos para 2015, será realizado um evento aberto ao público no próximo dia 15, às 19h, com a participação de artistas, produtores, gestores, parceiros institucionais e comunidade frequentadora do Espaço Xisto, além de uma apresentação musical. Mais informações estão disponíveis no site do Xisto.

Sobre o Espaço Xisto

Inaugurado em 1988, o Espaço Xisto Bahia está localizado no Complexo Cultural dos Barris, que abriga também a Biblioteca Pública e a Diretoria de Museus (Dimas). O local principalmente espetáculos de teatro e dança e comporta também shows de música e exposições de artes visuais. As apresentações podem ocorrer na sala principal ou no foyer do espaço.

O Xisto conta ainda com um grande acervo de teatro, composto por fotos, textos, jornais, revistas, cartazes, programas, entre outros materiais que fazem parte da memória das artes cênicas baianas desde 1940. O espaço dispõe de uma sala principal com palco italiano, acessibilidade e capacidade para 190 lugares, duas salas de ensaio, uma sala de reuniões e foyer/galeria.