O Baile Afro Muzenza, que agita o Pelô às quartas-feiras do verão baiano, já se consolidou com uma das principais prévias do Carnaval da Bahia. Outra tradição da folia baiana é o encontro da percussão do Muzenza com a estrela da música afro-pop-brasileira Margareth Menezes. A principal incentivadora do samba reggae percussivo é a convidada do próximo ensaio do Muzenza, nesta quarta-feira (10), às 20h, na Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho, em Salvador.

A festa terá ainda a participação da atriz, cantora e compositora Savannah Lima, que vai apresentar interpretações marcantes para canções do samba funk, black music e black soul. Os ingressos para o ensaio do Muzenza custam R$20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Com quase 30 anos de carreira, Margareth Menezes tem se dedicado a cantar e divulgar a música dos blocos afro da Bahia. Ao longo da sua trajetória, foram vários os encontros da cantora com a banda Muzenza, em gravações memoráveis para canções como ‘Rumpilé’ (Guerrilheiros da Jamaica), ‘Dança Iaô’, ‘Brilho de Beleza’, entre tantas outras.

Savannah Lima, com trajetória que inclui passagem pela banda feminina Didá, Pracatum Escola de Musica e espetáculo do Circo Picolino, possui repertório composto de músicas autorais e interpretações de grandes sucessos da black music. A cantora é hoje a nova aposta da música negra da Bahia.

Bob Marley

O Muzenza foi criado em 1981, no bairro da Liberdade, como tributo ao ícone da música reggae, Bob Marley, que morreu no mesmo ano. O suingue do reggae jamaicano em sintonia com a percussão baiana marca os desfiles do bloco pelo Carnaval de Salvador, que traz canções voltadas para conscientização racial e igualdade entre os povos. Muzenza é um termo de origem bantu-kikongo e um nome dado aos iniciados no Candomblé de nação Angola.

Em mais um ano, o bloco afro Muzenza vai agitar o Pelô com seus ensaios de verão. O Baile Afro Muzenza é uma preparação para o Carnaval 2015, quando o bloco apresentará o tema ‘Nordeste Negro’. Com apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias da Bahia (CCPI), vinculado à Secretaria de Cultura (Secult), os ensaios do Muzenza são realizados todas as quartas-feiras do verão, a partir das 20h, no Largo Tereza Batista, Pelourinho, em Salvador, tendo convidados especiais. Excepcionalmente, o último ensaio de 2014 será dia 26 de dezembro (uma sexta-feira), quando os tambores do afro Muzenza vibrarão por energias positivas para o Ano Novo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 71 8896-7026/71 9131-2516 (Lua Azul Produções).