A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) encerra a temporada deste ano com o concerto especial ‘Natal da Dança’, realizado em parceria e participação de músicos do Neojiba – Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia. A apresentação acontece no próximo dia 19, às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), com regência do maestro Carlos Prazeres, seu atual curador artístico.

O concerto terá ainda a presença da violinista carioca Priscila Plata Rato, como solista convidada, interpretando duas obras consagradas – a ‘Valsa Scherzo op.34’, do compositor russo Tchaikovsky, e ‘Verão Portenho’, do argentino Astor Piazzola. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O ‘Natal da Dança’ é uma realização do TCA, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Tempo e Ritmos

O ‘Natal da Dança’ vai brindar o público com uma variedade de músicas aclamadas em todo o mundo, a começar pelo clássico natalino ‘Noite Feliz’. Dividido em duas partes – ‘Um passeio pelo tempo’ e ‘Um passeio pelos ritmos’ -, o programa reúne composições de mestres do barroco, clássico, romântico, impressionismo e modernismo, como Bach, Mozart, Tchaikovsky e Debussy.

A noite se completa com o brilhantismo da música do século 20, incluindo os ritmos da valsa, bolero, mambo, dança árabe, tango, maracatu e samba, com peças de Richard Strauss, Stravinsky, Bernstein, Piazzola, Maurice Ravel e L. Fernandes. Destaque também para os grandes compositores brasileiros Radamés Gnattali, com ‘Baião da Sinfonia Popular’, Francisco Mignone, com ‘Maracatú do Chico Rei’, ‘Dança da Rainha N’Ginga e do Chico Rei’, e Ary Barroso, com ‘Aquarela do Brasil’.

Violinista

Natural do Rio de Janeiro, a violinista Priscila Plata Rato iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade. Graduou-se na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e complementou os estudos na International Menuhin Music Academy, em Genebra. Na Suíça, integrou a Camerata Menuhin, com a qual realizou concertos no país, além de Portugal e França.

Em 2006 e 2007, participou da Nordic Music Academy, em Mors, na Dinamarca, e apresentou concertos no Tivoli Hall (Copenhagem). Foi spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem e integrante da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente é violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira Ópera & Repertório e membro do Quarteto A Priori.