Um grupo de dez representantes de associações comunitárias do Território de Identidade da Bacia do Rio Corrente, apoiadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), participou de uma capacitação destinada ao fortalecimento dessas organizações no interior do estado.

O treinamento foi realizado na sede da CAR, no Centro Administrativo, nesta quarta-feira (3). Estiveram presentes na capacitação representantes dos municípios de Tabocas do Brejo Velho, Serra Dourada, Santana, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe e Brejolândia.

Segundo Renato da Silva Ledo, 65 anos, do município Serra Dourada, a 590 quilômetros de Salvador, a capacitação oferecida pela CAR é muito importante para o desenvolvimento de regiões carentes, e a aprendizagem obtida trará benefícios para todos. “É fundamental que sejam feitas sempre atividades para fortalecer as associações porque, com elas, as comunidades se desenvolvem”.

Para Corcina de Souza, 40, de Tabocas do Brejo Velho, do Movimento de Mulheres, a capacitação é uma oportunidade de obter orientações. “Estamos cada vez mais aprendendo para passar aos outros associados. É uma chance maravilhosa de crescer e também capacitar as mulheres da comunidade, atendendo às necessidades de implantação de projetos”.

Produção sustentável

João Trajano, 40, da coordenação geral do Território da Bacia do Rio Corrente e da Central das Associações do município de Santana, ressaltou que é necessário fortalecer as associações, principalmente, para que possam continuar produzindo de modo sustentável. “É preciso que os grupos produtivos da agricultura familiar e da economia solidária estejam organizados e essa capacitação proporciona isso”.

Para o superintendente da CAR, Marco Cardoso, o governo, por meio do órgão, está tendo papel decisivo para que as associações se fortaleçam, cada vez mais, por meio de seus associados. “Isso só é possível se os nossos associados forem preparados, recebendo essa orientação que o setor de capacitação está passando. A ideia é que eles possam compreender melhor o seu papel enquanto associados”.

Material

Cardoso destacou que o treinamento foi realizado com material preparado pela equipe de capacitação da CAR. “Esse conhecimento será replicado junto aos associados, levando cada um a entender sua importância na associação. Queremos mostrar que a criação de uma associação, além dos benefícios, envolve a organização das comunidades enquanto coletividade. A intenção é passar esse conceito para ser trabalhado com todos os associados”.