A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) lançou o Boletim de Finanças Públicas, referente ao 2º quadrimestre de 2014. A publicação apresenta uma síntese dos principais relatórios oficiais divulgados pelas instituições públicas que acompanham o desempenho da política fiscal brasileira. O objetivo é oferecer uma dimensão quadrimestral das finanças públicas brasileiras, com especial enfoque no estado da Bahia e seus municípios. Com novo formato, o boletim amplia suas fontes de informação e passa a ser mais analítico sobre as finanças do Estado.

Além dos dados da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), o boletim incorpora dados provenientes dos relatórios divulgados pela Secretaria da Receita Federal (RFB), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Senado Federal (Siga Brasil), Banco Central (BC) e a Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe-ICMS/Confaz). Há também uma breve descrição do cenário fiscal internacional com base nos relatórios do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Organização Econômica para Cooperação e Desenvolvimento (OECD), dos quais o Brasil é signatário de estatísticas oficiais.

Com base nos anexos estatísticos divulgados pelos órgãos citados, é possível reproduzir graficamente as informações disponíveis nos relatórios e, assim, tornar mais analítica a exposição do boletim, cujo público-alvo estende-se aos agentes econômicos tradicionais (empresas, instituições, famílias e, principalmente, governos). Assim, o Boletim de Finanças Públicas da SEI incorpora mais uma dimensão à tradicional análise de conjuntura, configurando-se como um robusto conjunto de informações à disposição da sociedade.