O Centro de Educação Básica (CEB) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promove, nestas quarta e quinta-feira (10 e 11), o ‘1º Congresso Sobre a África – Despertando nossas raízes: Ser, Saber e Agir’. O evento tem como objetivo conhecer e valorizar a cultura africana, além de discutir sobre a importância da África para a humanidade.

O evento atende à Lei 10.639/03, que estabelece no currículo escolar dos ensinos fundamental e médio a obrigatoriedade do estudo da História da África e dos africanos, a cultura negra brasileira, o negro na formação da sociedade nacional. O objetivo é o resgate da contribuição do povo afrodescendente nas áreas cultural, social, econômica e política.

Programação

A abertura do congresso acontece nesta quarta, no prédio do CEB/Uefs, no campus universitário, a partir das 18h. O professor Otto Vinícius Agra Figueiredo, pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, faze palestra sobre o tema ‘África em Nós’. A programação inclui ainda exposição de brinquedos, dramatização, dança e literatura, envolvendo alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

O Centro de Educação Básica oferece cursos que vão do grupo 4 (4 anos) até o 9º ano (antiga 8ª série), destinados à comunidade de Feira de Santana, numa parceria entre a Uefs e a Secretaria Municipal de Educação. O preenchimento das vagas é definido anualmente por meio de sorteio eletrônico aberto ao público.