Para ampliar o conforto e a segurança dos alunos da rede pública de ensino, três ônibus escolares foram entregues, nesta segunda-feira (15), pelo governador Jaques Wagner para os municípios de Buerarema, São José da Vitória e Almadina, no sul do estado. Orçado em R$ 250 mil cada um, os veículos são dotados de equipamentos de acessibilidade, o que permite o transporte de estudantes com deficiência física.

Em Buerarema, primeira cidade visitada, o governador assinou a ordem de serviço para obras de cobertura do espaço, onde funciona a feira livre da cidade, e destacou a importância dos ônibus para os estudantes do interior. “Estamos aqui entregando mais um ônibus. Seguramente, isso representa mais tranquilidade [para] os nossos alunos”, disse Wagner.

Há apenas três meses trabalhando no local, o feirante Edilson Vieira está convicto de que, quando coberta, a feira será um dos melhores espaços de comércio informal da região. “Vai ser bom pra nós. A gente não vai mais ficar tomando chuva ou sol. Vamos ter mais conforto para trabalhar”.

Buerarema

Com a entrega do novo ônibus, a Secretaria Municipal de Educação de Buerarema passa a dispor de nove unidades. Segundo o titular da pasta, Samuel dos Santos, 237 alunos – a maioria da zona rural – utilizam o veículo escolar. “É muito importante para que os nossos alunos sejam transportados com segurança, evitando o transporte irregular, como ocorria no passado”.

Ainda em Buerarema, o governador comentou a questão do conflito de terras envolvendo produtores rurais e indígenas. “Estou vindo aqui, apesar de saber do trauma que se instalou na cidade. Estou aguardando uma posição definitiva do governo federal para pacificar a cidade”.

De acordo com Wagner, está sendo feita uma revisão do laudo e as partes vão saber os direitos de cada uma. “Quem discordar, vai ter que recorrer ao Supremo Tribunal Federal [STF]. O que não podemos é conviver com essa situação de impasse”.

São José da Vitória

A exemplo do que ocorre em outros municípios de pequeno porte, o transporte escolar em São José da Vitória também atende, na maioria, alunos da zona rural que estudam na sede da cidade ou distritos maiores.

Conforme a secretária de educação de São José, Geníria Almeira, 180 estudantes usam o serviço que, com a chegada do novo veiculo, passa a ter quatro ônibus – três viabilizados por meio do programa Caminho da Escola. “Pela primeira vez, na história do nosso município, um governador vem aqui e ainda traz um ônibus para o transporte escolar. Estamos muito agradecidos. Os ônibus que a gente tinha não atendiam à demanda”.

Publicada às 9h50
Atualizada às 14h10