Os principais avanços alcançados pela rede estadual de ensino da Bahia, por meio de depoimentos de estudantes, pais e educadores, apresentando a consolidação dos dez compromissos do Programa Todos pela Escola. Esta é a tônica da ‘Revista Educação Bahia 2014’, lançada pela Secretaria da Educação do Estado. Disponível também em formato digital, no Portal da Educação, a publicação destaca os projetos estruturantes, desenvolvidos nos últimos oito anos, com o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender.

Uma das iniciativas é o Pacto com Municípios pela Alfabetização, por meio do qual a secretaria, em regime de colaboração com os municípios, une esforços, recursos e conhecimentos pedagógicos para garantir a alfabetização, com letramento, das crianças com até 8 anos de idade. Também são destacados investimentos no fortalecimento de aprendizagens prioritárias, como língua portuguesa e matemática, por meio do projeto Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar).

Já no campo da educação científica são citadas as experiências desenvolvidas pelo projeto Ciência na Escola, além da Feira de Ciência e Matemática e do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, que vêm despertando o interesse dos estudantes para a pesquisa, estimulando a criatividade, o aprendizado e a cidadania.

A revista apresenta ações voltadas para melhorar a qualidade do ensino médio, como o Pacto Nacional pelo Ensino Médio, que objetiva a formação continuada de professores. Nesse sentido, registra ainda a tecnologia utilizada pelo Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) que, no estado com a maior população rural do país, aproxima a escola dos estudantes moradores das áreas remotas da Bahia.

Os projetos de arte, ciência, cultura, esporte e patrimônio também garantem espaço na publicação. Essas iniciativas diversificam os saberes nos currículos escolares e garantem o acesso ao conhecimento e à cultura, promovendo o protagonismo juvenil. As ações são voltadas também para os jovens e trabalhadores, que estão ganhando novas oportunidades com a interiorização e ampliação da oferta da educação profissional.

A revista registra ainda a experiência do projeto Todos pela Alfabetização (Topa), que vem contribuindo para vencer o analfabetismo na Bahia; as políticas públicas implantadas para a educação do campo, indígena, especial, quilombola, para as relações étnico-raciais e de gênero, entre outras; ações de formação e valorização profissional promovidas pelo Estado, tanto da educação básica como do ensino superior; além das melhorias na infraestrutura das escolas, ampliação de investimentos no transporte e na alimentação escolar.