As últimas provas do Vestibular 2015.1 (ProSel) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foram realizadas nesta terça-feira (2). O resultado, conforme o pró-reitor de Ensino de Graduação, Rubens Alves Pereira, será divulgado em aproximadamente dez dias no portal e na imprensa.

Iniciado no último domingo (30), o processo seletivo da Uefs ocorreu em clima de normalidade. A presença de técnicos do Instituto de Identificação Pedro Mello colaborou com a certificação dos documentos apresentados pelos candidatos. Um número reduzido de alunos – 15 – insistiu no uso de celular, o que resultou em eliminação.

Para o reitor José Carlos Barreto de Santana, a reconhecida excelência da Uefs eleva a procura de candidatos pelos cursos de graduação e pós-graduação de praticamente todos os estados brasileiros. Ele elogiou o esforço de servidores e professores que contribuem para isso.

A preferência de candidatos pela universidade também decorre das ações afirmativas praticadas na instituição, possibilitando o acesso, permanência e formação dos alunos de diferentes classes sociais e etnias, pontuou o reitor.

Queda nas abstenções

O vestibular registrou queda no percentual de abstenções em relação ao anterior. Neste processo seletivo, as ausências corresponderam a 18,13% (2.121 faltas do total de 11.702 inscritos). No vestibular de meio de ano, o índice ficou em 19,87%.

Trabalharam para garantir a realização do vestibular aproximadamente 1.160 pessoas, entre coordenadores, fiscais, pessoal de apoio, motoristas, agentes do Instituto de Identificação Pedro Melo, enfermeiros e médicos. Os gabaritos das provas são divulgados na página da Uefs na internet. Para isso, basta acessar o link.