A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa-BA) encerrou no domingo (30) o Circuito Popular de Mobilização Esportiva. O projeto desenvolvido pelo órgão, com recursos do Ministério dos Esportes, levou programações esportivas, artísticas e de lazer para seis bairros de Salvador.

O último dia de atividades foi marcado por importantes eventos. No turno da manhã, a garotada participou das finais dos campeonatos de futebol de Várzea e de Praia, realizadas nos bairros de Boca do Rio e Armação, respectivamente. Na semanas anteriores, o bairro de São Cristovão sediou fases iniciais do torneio de Várzea.

O técnico do time campeão ‘Decolando para o futuro’, Marcos Roberto – disse que acredita no potencial de projetos como este, pois, "mais do que incentivar a preparação de atletas, esta iniciativa é uma possibilidade de investir num jovem longe das drogas e do crime".

Os campeões receberam os troféus e celebraram a conquista. Na competição de futebol de praia, a premiação foi batizada como Troféu Bismarck, numa homenagem a João Bismark dos Santos Sobrinho, presidente da Federação Baiana de Futebol de Areia, falecido em março de 2013.

Para o estudante Matheus, 13 anos, a competição não poderia ter sido melhor. "Para mim, foi uma beleza. Joguei com meus amigos e ainda saí como artilheiro e melhor jogador. Peço a Deus que eu me torne um jogador de futebol profissional".

No turno da tarde, as ações se concentraram em mais uma edição da Arena de Esportes Urbanos, uma das programações do Circuito Popular, que, de maneira itinerante, passou pelos bairros de Periperi e Ribeira e encerraram suas atividades, no final de semana, em Itapuã.

O Arena foi além do futebol e disponibilizou equipamentos que possibilitaram a prática de outras modalidades como artes marciais, arvorismo, modalidades de tabuleiro e mesa, além de apresentações artísticas e oficinas com conteúdos voltados ao esporte. No espaço, as pessoas tinham ainda acesso a orientação e serviços oferecidos por órgãos parceiros da Secopa, a exemplo da Delegacia Especial de Atenção à Mulher (Deam).

Evento

O projeto foi idealizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE) e desenvolvido na Bahia pela Secopa, entre os dias 11 e 30 de novembro, beneficiando mais de 13 mil pessoas. Entre os parceiros de Secopa-BA também estão a Federação Baiana de Esportes Radicais e Aventura, Liga de Futebol Municipal de Salvador, Federação Beach Soccer do Estado da Bahia, Federação Baiana de Desporto e Participação, Instituto Loreta Valadares, Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) e Secretaria Municipal da Reparação (Semur).