O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, certificou os setores de almoxarifado, protocolo e transporte da Casa Civil do Governo do Estado na Norma ISO 9001: versão 2008. O certificado foi concedido, no dia 11 deste mês, após rigorosa auditoria para verificar o atendimento a uma série de requisitos exigidos. A qualidade implantada, nos sistemas de gestão dos três setores, possibilita a racionalização dos processos e a padronização nos procedimentos internos, entre outros ganhos que favorecem a eficiência da máquina pública.

Acreditado pelo Inmetro como Organismo Certificador de Sistema de Gestão da Qualidade (OCS) e Organismo Certificador de Produtos (OCP), o Ibametro, que é vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), atua nessa área como prestador de serviços, certificando clientes interessados em qualificar seus produtos e/ou processos, com base na Norma da ISO 9001:versão 2008, visando à excelência (organizações públicas) ou maior competitividade (organizações privadas).

Praticidade

“Escolhemos começar por essas três áreas pela importância vital para o funcionamento de uma instituição. Estando organizadas, elas proporcionam muita praticidade na organização, potencializando a prestação de serviço entre os chamados clientes internos e também no atendimento a demandas externas, como o protocolo”, destacou o diretor-geral da Casa Civil, Cícero Rocha Filho. Como ganho extra, ele cita a disseminação da cultura da qualidade. “Outras áreas, como recursos humanos e licitações, já manifestaram interesse em obter a certificação de padrão internacional”.

Para o representante da Direção da Casa Civil, Paulo Tadeu Pires, os colaboradores do órgão perceberam vantagens como atingir maior eficiência e eficácia nas rotinas produtivas, tornar-se profissional mais qualificado (a certificação inclui treinamentos obrigatórios para o pessoal da área em questão) e obter melhores condições de trabalho, conforme determina a norma. “Notamos que as pessoas treinadas se sentiram valorizadas e despertaram para o compromisso maior com a sua atividade. Essa atitude normalmente desencadeia um processo de melhoria contínua na área certificada”.

Outros serviços

Entre os órgãos públicos baianos certificados pelo Ibametro estão a Empresa Gráfica da Bahia (Egba) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do governo estadual.

Como OCP, o instituto certifica frutas (uva, manga, mamão, melão e citros) e fibras beneficiadas de sisal (batedeira). As duas demandas estão relacionadas à política de desenvolvimento e fortalecimento da economia baiana. As frutas certificadas são da região do Vale do São Francisco e têm como destino o comércio exterior. Quanto ao sisal, a certificação beneficia pequenos produtores que vendem fardos para a indústria.

Importância

A associação de um produto ou serviço certificado a uma marca que representa qualidade, como a do Inmetro – amplamente conhecida no Brasil e aceita em mais de 60 países -, pode significar a conquista de novos mercados, principalmente para o empresário que deseja exportar. Trata-se de um diferencial que influencia nas decisões de compra, reduzindo custos, eliminando barreiras e atendendo ao crescente número de consumidores, que optam por produtos certificados.

O Ibametro dispõe de equipe de auditores qualificada para prestar o serviço de certificação nos mais variados campos da atividade socioeconômica, incluindo organizações não-governamentais (ONGs) e indústrias de portes diversos. Contato com a equipe pode ser feito pelo e-mail certifica@ibametro.ba.gov.br ou telefone (71) 3594-1298.