Mais dois municípios, desta vez no sul da Bahia, receberam as ações da reta final da gestão do governador Jaques Wagner. Neste domingo (21), em Vereda, cidade com menos de sete mil habitantes, os estudantes passaram a dispor de um novo ônibus escolar para atendê-los a partir do ano letivo de 2015. Em Guaratinga, para onde o governador foi em seguida, além do ônibus escolar, Wagner entregou um trator com implementos agrícolas para facilitar a vida dos pequenos produtores da região.

O governador disse que, depois de Vereda e Guaratinga, ficam faltando apenas quatro municípios, que vai visitar nesta segunda-feira (22), antes de ir para Brasília, onde se reúne com a presidente Dilma Rousseff. “Vou cumprir minha missão e minha meta de ser o primeiro governador a visitar os 417 municípios baianos durante o mandato. Acho que para governar a gente tem que estar junto do povo baiano. O território é muito grande, são 570 mil quilômetros quadrados”.

Wagner avalia que a missão está cumprida. “Acho que a gente conseguiu fazer um governo durante estes oito anos de uma forma diferente, mais aberta, mais democrática, atendendo prefeitos de oposição e fazendo obras também nessas cidades. Com isso, levamos ao povo baiano estradas, casas populares, universidades, hospitais, investimentos em segurança, água, [rede de] esgoto, alfabetização, entre muitas outras ações”.

Caminho da Escola

Milly Lacerda, 16 anos, está de férias, mas diz que o ônibus vai facilitar a sua vida de estudante em 2015, quando ingressa no 2º ano. “Eu acordo às 5h20 e demoro uns 40 minutos para chegar ao Colégio Odílio Alves Neto. O ônibus antigo tinha muitas cadeiras quebradas, janela que não fechava direito e entrava muita poeira. Agora, com este ônibus novo, vamos ter muito mais conforto”.

Os ônibus são entregues por meio do programa Caminho da Escola, do governo federal, criado em 2007 para renovar a frota de veículos escolares, oferecer maior segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão. A iniciativa amplia o acesso e a permanência dos alunos matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

O programa também visa à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições, além da padronização do transporte escolar. Para isso, o governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), oferece veículos com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade nas vias das zonas rural e urbana brasileira.