O programa Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) encerra 2014 com importante conquista. No dia 9 de dezembro, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (Embasa) cedeu à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) o Parque do Queimado, situado no bairro da Liberdade, para a construção da futura sede do programa.

A cessão da área vai ser comemorada no próprio Parque do Queimado, no dia 29 próximo, às 9h, em cerimônia para convidados e apresentação de grupos de câmara do Neojiba, além de alunos do Projeto de Música da Organização Anjo Amigo. “O espaço próprio era o que nos faltava para garantir o futuro dessa política pública que é o programa Neojiba. Entramos agora em novo ciclo de desenvolvimento, onde nossa juventude terá equipamentos à altura de seus talentos e capacidades”, afirmou o maestro e pianista Ricardo Castro, diretor fundador do Neojiba.

Segundo o secretário estadual Cezar Lisboa, o perfil do bairro da Liberdade será transformado com a instalação da sede do Neojiba no Parque do Queimado. “O bairro abrigará o Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Neojiba, espaço onde serão desenvolvidas atividades de integração social por meio da prática musical, atividades culturais, como aulas, ensaios e apresentações”. De acordo com ele, quando implantado, “o núcleo beneficiará diretamente mais de mil crianças, adolescentes, jovens e familiares, promovendo a superação da cultura de violência, na perspectiva dos programas Pacto pela Vida e Juventude Viva”.

Moradora da Liberdade há mais 40 anos – onde dava aulas de português em escolas públicas e atuante articuladora comunitária no bairro -, professora Nilza Barbosa acompanhou todo o processo de cessão do Parque do Queimado para a construção da sede do programa. “Todos nós da comunidade fizemos a maior campanha para o Neojiba vir para cá. Quando soube da notícia eu até chorei”.

Turnês internacionais

Em 2014, o programa fez sete anos. Já são mais de 4.600 beneficiários do Neojiba, por meio dos sete Núcleos de Prática Orquestral e Coral, da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e do Projeto Neojiba nos Bairros. Os resultados sociais são acompanhados também pela excelência artística.

A Orquestra Juvenil da Bahia, principal grupo do Neojiba, realizou em 2014 duas turnês internacionais, destacando-se como a primeira orquestra brasileira residente num festival europeu. A história de integração social, através da música, mereceu espaço em jornais e revistas, como o Los Angeles Times (EUA), Le Monde (França), Diapason (França) e Scène (Suíça).

Além de abrigar as três orquestras e o coro juvenil, que hoje funcionam no Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande, e em outros espaços da cidade, “nossa futura sede será um espaço de referência e de multiplicação do conhecimento”, afirma a diretora institucional do Neojiba, Beth Ponte. O parque passará por reformas para a construção da sede e a previsão é que o espaço esteja apto a ser utilizado em 2016.

Parque do Queimado

Um marco da engenharia nacional, o Parque do Queimado é exemplo do audacioso sistema de abastecimento de água encanada de Salvador do século 19. A Companhia do Queimado foi a primeira concessionária de captação, tratamento e distribuição de água do Brasil. No século 16, o abastecimento de água em Salvador era feito diretamente dos rios, lagos e fontes naturais. Com o tempo, algumas fontes receberam estrutura de alvenaria.

Atualmente, o parque é um centro cultural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), junto com a fonte que recebeu o mesmo nome. Junto ao reservatório elevado, funciona o Museu Arqueológico da Embasa, inaugurado em 2006.

O Termo de Cessão de Uso prevê a utilização gratuita do espaço – que tem área total de 10.963 metros quadrados, e área útil de 1.644,51 metros quadrados – durante 20 anos, permitindo a instalação e construção da sede do programa do Governo do Estado no local. Junto às atividades do Neojiba, estão garantidas a continuidade e a ampliação das ações culturais da Embasa, envolvendo as famílias dos funcionários e o público em geral.

Integração social

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o Neojiba é uma ação desenvolvida pela Sedes e tem por objetivo alcançar a integração social por meio da prática coletiva e da excelência da música. No Brasil, é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis com base no aclamado ‘El Sistema’, programa venezuelano que surgiu em 1975.