A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), coordenou, nesta sexta-feira (5), reunião da Comissão Estadual de Cartografia (Cecar), no auditório da secretaria, no Centro Administrativo, em Salvador. O objetivo do encontro foi apresentar o andamento do Projeto de Atualização da Base Cartográfica da Bahia, trabalho coordenado pela SEI/Cecar, além de apresentar o status da implementação da Infraestrutura de Dados Espaciais da Bahia (IDE-Bahia) e discutir o decreto de institucionalização da IDE-BA, que será lançada no próximo dia 16.

A SEI iniciou o encontro apresentando a nova base cartográfica baiana, que vem sendo construída dentro das normas da Comissão Nacional de Cartografia (Concar). O projeto inicial previa como resultado imagens de satélite, ortofotos, curvas de nível com eqüidistância de 5, 10 e 20 metros, geração de 2.414 folhas nas escalas 1:10.000, 1:25.000 e 1:50.000, e elaboração de 2016 folhas planialtimétricas. Mas, por conta das condições climáticas adversas, não foi possível finalizar o imageamento de parte do semiário e do litoral do estado, áreas em que será preciso utilizar múltiplas tecnologias.

Em relação à Infraestrutura de Dados Espaciais  (IDE-Bahia), o diretor de Informações Geoambientais da SEI, Cláudio Pelosi, apresentou as vantagens do projeto, que permitirá a ‘interoperabilidade semântica’, facilitando o acesso e o entendimento do usuário sobre os produtos que os órgãos integrantes do projeto disponibilizam. O lançamento do IDE-BA será no dia 16 de dezembro, às 14h, na programação do Geopública, encontro de produtores e usuários de informações geoespaciais do estado da Bahia, que acontece no auditório do Ministério Público da Bahia (CAB), das 8 às 17h.