Os vencedores da edição 2014 do Concurso Ideias Inovadoras serão conhecidos no próximo dia 11, em solenidade de premiação aberta ao público, que acontece no Hotel Fiesta, em Salvador, a partir das 15h. O concurso, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), visa reconhecer, premiar e divulgar as ideias inovadoras, promovendo a participação da comunidade estudantil e acadêmica, pesquisadores, graduados e inventores em ações de empreendedorismo e inovação, oferecendo o aporte de R$ 480 mil.

Entre as categorias do concurso está a de ‘Inventores da Economia Criativa’, resultado de uma parceria entre a Fapesb e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), que se destina a propostas que, além de trazer inovação às formas de criação, produção, comercialização e distribuição de produtos e serviços criativos, também apresentem potencial de mercado.

A inclusão dessa nova categoria é um passo importante em uma nova direção, pois além dos tradicionais campos científicos apoiados pela Fapesb, passa a compreender a importância do fomento à inventividade nos setores de patrimônio, expressões culturais, espetáculos artísticos, literatura, audiovisual, moda, design, e publicidade.

Novas ideias

"Os projetos exploraram novas ideias, que representam pequenos benefícios: um produto, um serviço, um processo, um método ou um sistema que não existia anteriormente, ou que tenha alguma característica nova e diferente", explica a diretora de Economia da Cultura da Secult, Carmen Lima. Essa categoria recebeu um total de 16 propostas, da capital e interior, com inovações voltadas a áreas como cultura popular, artesanato, música, audiovisual, cultura digital e museus.

Na solenidade, serão conhecidos os nomes dos vencedores do concurso, cujas ideias se traduziram em aspectos como o técnico (emprego de materiais alternativos ou formas mais baratas de produção); gestão ou produção (ferramentas administrativas ou de apoio à produção); ou distribuição (novas plataformas e estruturas de acesso à produção cultural), entre outros.

Categorias

Serão contempladas sete categorias, com três propostas premiadas cada: estudantes de ensino médio ou ensino profissional técnico de nível médio, graduandos, pós graduandos lato sensu e stricto sensu, pesquisadores, graduados independentes, inventores independentes, e inventores da economia criativa. A premiação contempla três classificações. Para o 1º lugar, o prêmio será no valor de R$ 15 mil e consultoria da Vilage Marcas e Patentes; para o 2º, o valor será de R$ 10 mil; e o 3º lugar será premiado com R$ 5 mil.