Na próxima quinta-feira (11), serão conhecidos os vencedores da edição 2014 do Concurso Ideias Inovadoras, em solenidade de premiação aberta ao público, no Hotel Fiesta, em Salvador, a partir das 15h. O concurso, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), visa reconhecer, premiar e divulgar as ideias inovadoras, promovendo a participação da comunidade estudantil e acadêmica, pesquisadores, graduados e inventores em ações de empreendedorismo e inovação, oferecendo o aporte de R$ 480 mil.

Entre as categorias do concurso está a de Inventores da Economia Criativa, resultado de parceria entre a Fapesb e a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) destinada a propostas que, além de trazerem inovação às formas de criação, produção, comercialização e distribuição de produtos e serviços criativos, apresentem potencial de mercado. A inclusão da categoria dá um passo importante em uma nova direção, pois além dos tradicionais campos científicos apoiados pela Fapesb, a fundação passa a compreender a importância do fomento à inventividade nos setores de patrimônio, expressões culturais, espetáculos artísticos, literatura, audiovisual, moda, design e publicidade.

"Os projetos exploraram novas ideias, que representam pequenos benefícios – um produto, um serviço, um processo, um método ou um sistema que não existia anteriormente, ou que tenha alguma característica nova e diferente", explica a diretora de Economia da Cultura da Secult, Carmen Lima. Essa categoria recebeu 16 propostas, da capital e interior, com inovações voltadas para áreas a exemplo de cultura popular, artesanato, música, audiovisual, cultura digital e museus.

Na solenidade, serão conhecidos os nomes dos vencedores do concurso, escolhidos a partir de aspectos como o técnico – emprego de materiais alternativos ou formas mais baratas de produção -, de gestão ou produção (ferramentas administrativas ou de apoio à produção), ou de distribuição (novas plataformas e estruturas de acesso à produção cultural), entre outros.

Serão contempladas sete categorias, com três propostas premiadas em cada uma – Estudantes de Ensino Médio ou Ensino Profissional Técnico de Nível Médio; Graduandos; Pós-graduandos Lato Sensu e Stricto Sensu; Pesquisadores; Graduados Independentes; Inventores Independentes; e Inventores da Economia Criativa. A premiação contempla três classificações para o 1º Lugar, com prêmio no valor de R$ 15 mil e consultoria da Vilage Marcas e Patentes. Para o 2º, o valor é de R$ 10 mil, e para o 3º lugar, de R$ 5 mil.