Para garantir mais qualidade do sangue coletado, processado e distribuído pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), adquiriu recentemente novos equipamentos, modernizando e diversificando o parque tecnológico dos hemocentros e unidades de coleta e transfusão. A aquisição foi via convênios com o Ministério da Saúde.

Segundo o diretor administrativo e financeiro da fundação, Pablo Martin Chehu, a Hemoba recebeu 17 refrigeradores de bolsa de sangue, mais 37 aparelhos de ar condicionado, 22 televisores, 35 longarinas (poltronas conjugadas, com capacidade para atender até três pessoas), que foram substituídas no ambulatório de Salvador e nas unidades de Feira de Santana, Camaçari, Alagoinhas e Vitória da Conquista.

Também foram adquiridas 30 poltronas para uso na coleta de sangue – 12 para o Hemocentro Coordenador e as demais para unidades do interior -, cinco ultra freezers (menos 80°c graus) para congelamento rápido de plasma e crio, nove seladoras de bancada e mais 18 homogeneizadores. Todos os equipamentos estão prontos para serem distribuídos na capital e as demais unidades no estado.

Foram substituídas ainda todas as persianas, com recursos próprios da Hemoba, dos quatro andares do Hemocentro Coordenador, localizado na Ladeira do HGE, na Avenida Vasco da Gama, por modelos mais higiênicos, que atendem às especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Áreas beneficiadas

O Hemocentro Coordenador será beneficiado com a instalação de 21 ar condicionados, que serão alocados nas áreas administrativa, laboratório e recepções do ambulatório e coleta. O restante será remanejado para as unidades do interior do estado. Oito refrigeradores carão no hemocentro de Salvador e os demais incorporados em nove unidades, nas cidades de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Itaberaba, Jequié, Juazeiro, Santo Antonio de Jesus e Vitória da Conquista.

"A renovação do parque tecnológico da Hemoba vai garantir grandes benefícios, sobretudo, para os nossos usuários (pacientes, doadores e servidores), que buscam nossas unidades diariamente. Esses aparelhos de ar condicionado, por exemplo, darão mais conforto para os nossos profissionais e doadores, como Juazeiro, que durante o verão chega a medir 35° graus centígrados”, enfatiza Pablo Chehu.

No próximo ano, a Fundação Hemoba manterá os convênios com Ministério da Saúde, com a Sesab e com demais parceiros. O hemocentro tem previsto para o primeiro semestre à aquisição de centrífugas de sorologia e imunohematologia e freezers de -30º, utilizados para a conservação de plasma e crio. Recentemente, a Sesab realizou uma licitação de mais um Hemóvel, que está em fase final de fabricação, para reforçar as coletas em março de 2015.