Com o seminário ‘Prevenção – O que eu tenho a ver com isso?’, o Departamento de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil, lança nesta quarta-feira (10), a partir das 8h, no auditório do Ministério Público, em Nazaré, o Núcleo de Educação e Prevenção ao uso de Drogas. Voltado para os servidores das áreas da Segurança Pública, Educação e Saúde, o núcleo é  uma ação do departamento no sentido de ampliar o debate em torno do assunto e se somar ao esforço de conscientização junto à comunidade.

Um debate, mediado pelo especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Gessé de Souza Silva, da Secretária da Segurança Pública (SSP), fará parte da programação do seminário, tendo como participantes na mesa o delegado André Viana, diretor do Denarc, o antropólogo Sérgio Trad, doutor em Antropologia da Medicina, e o psicanalista Tarcísio Andrade, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Coordenado pelo delegado André Viana, diretor do Denarc, o núcleo funcionará no prédio que abriga o departamento e tem como objetivo informar ao público infantil e infantojuvenil sobre as causas, efeitos, consequências e impactos do uso de entorpecentes.

O projeto contempla visitas a instituições de ensino e associações comunitárias. Para isso, tem o apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e do Núcleo de Estudos e Atenção ao uso de Drogas (Nead), na distribuição de cartilhas e panfletos com orientações de prevenção ao uso de drogas e no apoio psicológico às famílias dos usuários.