As academias de ginástica Pereira’s Gym e Equilíbrio Fitness, localizadas em Pernambués, na capital baiana, foram autuadas nesta quinta-feira (12), pela Delegacia do Consumidor (Decon), por funcionarem de forma irregular. A ação fez parte da ‘Operação Apólo IV’, realizada em conjunto com o Conselho Regional de Educação Física (Cref-BA) e a prefeitura. Além de não terem alvará de funcionamento, os dois estabelecimentos apresentavam más condições de higiene e falta de segurança dos equipamentos. Outra irregularidade foi a falta de profissionais capacitados para orientar os alunos.

Os proprietários das duas academias e os dois instrutores responsáveis por prescreverem os exercícios, que não têm formação em Educação Física, foram conduzidos à Decon para serem ouvidos pela delegada titular Carla Ramos. Eles foram liberados depois de lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), que serão encaminhados ao Juizado Especial Criminal. As duas academias foram interditadas pela Sucom.

Segundo a delegada, os donos das academias vão responder por crime contra as relações de consumo, pois divulgaram publicidade enganosa e omitiram informações sobre as reais condições dos estabelecimentos. Já os dois instrutores responderão por exercício ilegal da profissão. “Um equipamento em más condições de manutenção ou um exercício prescrito de forma incorreta pode provocar uma lesão grave”, explica a delegada.

Desde que foi iniciada, na quarta-feira (10), a ‘Operação Apólo IV’ interditou, além das duas academias de Pernambués, cinco estabelecimentos que apresentavam algum tipo de irregularidade – Academia Boa Forma, na Ladeira da Soledade; Academia Profit e Academia André Ribeiro, na Liberdade; Crazy e Rei Fitness, no Engenho Velho da Federação. Outras duas academias, a Elite Company, no Pau Miúdo, e Academia Quality, na Avenida Vasco da Gama, foram multadas.