Mais de três mil policiais e bombeiros militares já participam do esquema especial de segurança para o Réveillon na capital baiana. Iniciado no domingo (28), na Feira de São Joaquim, onde foram realizados alguns shows, o policiamento reforçado vai continuar até 4 de janeiro. Até o último dia de festejos, o efetivo escalado estará a postos para preservar a integridade do público nas festas do Comércio, Barra, Itapuã, Pituba e São Tomé de Paripe, além das praias de Guarajuba e Arembepe, ambas na BA-099.

“A polícia está mobilizada mais uma vez para realizar a sua função da melhor maneira possível, que é garantir a segurança da população. Nós estamos dando essa cobertura ao cidadão que quer curtir o período de festas aqui na capital. A nossa expectativa é muito boa para este ano. Esperamos o sucesso que foi [registrado] no ano passado”, afirma o comandante da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Roberto Araújo.

Na segunda-feira (29), quem compareceu à Praça Cayru, no bairro do Comércio, se sentiu seguro para curtir os shows. Patrulhas da PM estavam espalhadas pela área do evento para garantir a segurança do público. No entorno do espaço, viaturas, tropas especializadas e integrantes do Esquadrão Águia e do Esquadrão da Polícia Montada faziam a ronda.

“A polícia está em todo canto. Para onde olhamos, vemos sempre um policial e isso nos dá uma sensação boa de segurança para curtir o show sem ter com o que se preocupar. Estou gostando muito”, afirmou Karine Santos, turista que veio de excursão do Piauí para a capital baiana.

As medidas de segurança também incluíram as nas áreas de acesso ao evento. Policiais realizaram a revista de homens e mulheres para evitar que armas e objetos cortantes fossem levados para o espaço dos shows. Para o auxiliar administrativo Caick Brito, que pela primeira vez curte o Reveillon no Comércio, a iniciativa é importante para que a festa seja um momento de paz. “Prevenção é tudo. É fundamental essa atitude da polícia para que as pessoas que venham com o objetivo de procurar confusão não coloquem a vida das que querem se divertir em risco”.

O farmacêutico Samuel Barreto reservou a noite da segunda-feira para se divertir em família. “Dá para ficar muito tranquilo. Trouxe minha esposa e minhas duas filhas para assistirmos juntos aos shows e estou me achando amparado pela polícia. Vale a pena ressaltar que só estou vindo hoje porque no ano passado participei e foi maravilhoso. Espero que dê para curtir todos os dias na paz de Deus”.

O incremento do policiamento neste período também será feito no aeroporto, rodoviária, pontos de ônibus, principais corredores de tráfego, estações de transbordo e terminais marítimos. A PM iniciou, em paralelo às festas de fim de ano, a Operação Navios, intensificando o policiamento com a chegada de turistas no Porto de Salvador. No dia 1º de janeiro, o reforço do efetivo também será feito na Lavagem de Nossa Senhora dos Navegantes, na Praia de Boa Viagem.