Dois traficantes responsáveis pelos ataques aos ônibus incendiados no bairro de Valéria, em Salvador, no dia 20 de dezembro, foram presos no último domingo (28), durante operação conjunta do Departamento de Narcóticos (Denarc), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal, Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e Polícia Militar (Rondesp/BTS).

Alan Santos Fonseca, 29 anos, e Fernando de Jesus Lima, 28, foram flagrados a bordo de um veículo Ford/Focus, na região do Retiro, e portavam uma pistola Glock automática, de calibre ponto 40, com dois carregadores municiados. Os dois integram a quadrilha do traficante Adilson Souza Lima, que está preso no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

As investigações dão conta de que a quadrilha tem ramificação nos bairros de Valéria e Palestina e em cidades do Recôncavo, onde Alan e Fernando são suspeitos de participação num duplo homicídio ocorrido recentemente.

A polícia apurou que os criminosos ordenaram os ataques aos ônibus em Valéria, depois que um comparsa traficante teria sido morto numa troca de tiros com policiais, na noite anterior (19). Alan, que já responde por porte ilegal de arma, tráfico e homicídio, estava com dois mandados de prisão em aberto. Ele e Fernando foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma, pelo delegado Luís Sampaio, do Denarc, e encaminhados ao Complexo da Mata da Escura.