O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) informa que a grande demanda pelos serviços oferecidos pelo órgão, nesta época do ano, decorre de dois motivos – o próximo reajuste das taxas dos serviços prestados e o aumento do número de aulas práticas para quem vai adquirir a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e fazer Adição de Categoria, em 2015. Estes são os fatores que estão provocando filas nos postos de atendimento do órgão mesmo com a capacidade de atendimento aumentada em 30%.

Para evitar possíveis transtornos, o Detran-Ba esclarece que o valor dos serviços oferecidos pelo órgão em todo o estado terá reajuste apenas, a partir do dia 23 de março de 2015, obedecendo à Lei Nº 13.207, de 22 de dezembro de 2014, publicada no Diário Oficial do Estado. O aumento só passa a valer 90 dias após a data de publicação do decreto.

Quanto ao aumento da carga horária em cinco horas-aula, para a prática de direção, deve passar a valer a partir da segunda semana de janeiro. Portanto quem adquirir o laudo para habilitação até 10 de janeiro terá a mesma quantidade de aulas de 2014. O Detran esclarece ainda que, para desafogar o atendimento nos postos da Rede SAC, o órgão disponibilizou a compra do laudo para habilitação nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).