O Hemóvel, veículo usado pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) na coleta externa de sangue e para cadastro de doadores de medula óssea, atende nestas quarta e quinta-feira (10 e 11) na Praça Matriz, centro de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Na sexta e sábado (12 e 13), a unidade vai estar em Itinga (Largo do Caranguejo). O serviço vai ser prestado das 9 às 17h.

Quem tiver interesse em doar sangue deve se dirigir ao local para se cadastrar. Para fazer a doação, o voluntário precisa estar em boas condições de saúde, pesar 50 quilos ou mais e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos precisam comparecer acompanhados de um responsável legal para cada doação.

O doador deve comparecer bem alimentado (preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura) e portar um documento oficial com foto (carteira de identidade (RG), carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Não podem doar sangue mulheres grávidas, em fase de amamentação ou no período de três meses após o parto, quem ingeriu bebida alcoólica 12 horas antes da doação, fez tatuagem ou piercing há menos de um ano ou teve hepatite após os 10 anos de idade.