A unidade de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do bairro do Comércio, em Salvador, reabriu nesta segunda-feira (22), após passar por uma reforma, com capacidade para atender cerca de 2.600 mil pessoas, diariamente, em mais de 270 serviços públicos disponíveis no posto. Funcionando no primeiro andar do prédio do Instituto do Cacau, o SAC Comércio recebeu melhorias, que vão desde a infraestrutura, com intervenções na parte elétrica e na climatização, além de mobília nova, mudanças no atendimento – com implantação de espera centralizada – e sistema modernizado de avaliação dos serviços prestados.

A reforma teve início em maio deste ano e, durante os últimos oito meses, o atendimento funcionou de maneira escalonada, como explicou o coordenador dos postos SAC da capital, Cláudio Costa. “Tivemos a preocupação de não paralisar completamente as nossas atividades, por causa do grande número de pessoas que recorre a esta unidade. Os serviços foram parando para que cada setor fosse reformado e, à medida que fossem retomando atendimento, outros eram paralisados. Somente na última semana, para os reparos finais, é que tivemos que suspender os trabalhos”.

Novos serviços

Com as mudanças, além dos serviços prestados na unidade, foram implantados novos atendimentos para oferecer mais comodidade e rapidez ao cidadão que precisa da Rede SAC. Um exemplo é a central de entrega de documentos, que foi separada do guichê de atendimento, diminuindo as filas para quem busca informações e acelerando a devolução dos documentos realizados no posto. Além disso, no Comércio, a população agora tem acesso a um terminal de autoatendimento, onde o cidadão pode agendar serviços para qualquer unidade SAC, emitir certidão negativa de antecedentes criminais, contas de água e luz.

Para Cláudio Costa, as mudanças trazem benefícios para todos. “Essa reforma dá mais agilidade nos serviços e conforto ao cidadão, e a expectativa é que isso, a longo prazo, amplie também a quantidade de atendimentos. Além disso, também melhora as condições de trabalho dos nossos funcionários, com salas mais amplas, espaços reservados para eles, para o horário de almoço e possível descanso”, afirmou o coordenador dos postos SAC.

SAC Comércio

Na unidade do Comércio trabalham 160 funcionários em 17 diferentes órgãos, oferecendo emissão de identidade, CPF e certidão negativa de antecedentes criminais e os serviços do Detran, Previdência Estadual, Planserv, Sinebahia, Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Procon, Embasa, Coelba, Serviço de Atendimento ao Fornecedor (SAF), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Secretarias da Fazenda Estadual e Municipal, Junta do Serviço Militar e Ouvidoria da Polícia Militar. Destes serviços, apenas o atendimento para o TRE será retomado no dia 7 de janeiro, por determinação do órgão.

Entre esses serviços, o SAC do Comércio e de Pernambués oferecem, diariamente, 300 senhas para realização de carteira de identidade, gratuitamente. Quem aproveitou esse benefício foi o almoxarife Valdir da Silva, que pensava em procurar outra unidade até ficar sabendo que poderia fazer o documento sem pagar a taxa. “Decidi vir e consegui ser atendido rapidamente, sem pagar, e, por causa da rapidez, eu pretendo continuar frequentando o SAC do Comércio para outros serviços”, contou.

Também utilizando o serviço de emissão de identidade, o serviço mais procurado da rede SAC, a vice-diretora escolar, Elisângela Barreto, afirmou que foi atendida com rapidez e aprovou as mudanças. “Já tinha usado o posto em outra ocasião, antes da reforma, mas agora melhorou muito. Eu fui atendida em cerca de 15 minutos e já tenho uma data para buscar meu documento”, afirmou a vice-diretora.