Quem deseja presentear familiares e amigos ou comprar uma simples lembrança do ‘amigo-secreto’ neste Natal tem três endereços em Salvador para pesquisar e fazer as compras com preços justos e solidários – os Centros Públicos de Economia Solidária localizados na Barra (Rua Afonso Celso), Sussuarana (Avenida Ulisses Guimarães) e Mares (Rua Constantino Vieira).

Todo tipo de produto feito pelos Empreendimentos Econômicos e Solidários (EES) da capital estão à venda – guardanapos, toalhas, almofadas, tapetes, guirlandas, entre outros artigos com a temática natalina. Além disso, quem deseja comprar presentes especiais também encontra nestes centros públicos objetos de decoração, utilitários para casa, acessórios diversos, roupas de adultos e crianças.

Foco para o Natal

Nos últimos anos, os Centros Públicos implantados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) tem dedicado mais atenção ao tema natalino justamente para facilitar a vida da população na hora da compra do presente. Em Sussuarana, por exemplo, a grande novidade é o panetone fabricado pela Cooperativa Múltiplas Fontes de Engomadeira (Coofe), que custa apenas R$ 8 e está tendo uma grande aceitação.

A advogada, Silvia Maria, estava perto do Cesol de Sussuarana e estacionou seu carro próximo da lojinha. "Comprei logo os presentes de Natal para a minha mãe, minha irmã e os meus sobrinhos. Os preços estão ótimos. E o melhor: sem a confusão dos shoppings, e, principalmente, sem aquelas filas horrorosas", disse.

Camila Miranda, moradora da Federação, destacou o espaço e a qualidade dos preços do Cesol Barra. “Tem muita coisa bonita e de qualidade. Hoje, eu só comprei um brinco e um colar para mim, mas vou voltar para comprar os presentes de Natal de toda a família”, disse.

Sucesso de vendas

Os Empreendimentos Econômicos e Solidários atendidos pelos Centros Públicos comemoram o sucesso das vendas. Dona Nilma Carneiro está feliz. Ela produz utensílios domésticos, como tapete, lençol, almofadas, toalhas e kit de cozinha. “O espaço solidário do Cesol de Sussurana chegou na hora certa. Foi inaugurado mês passado e está com um ótimo movimento por causa do Natal".

Elzi Xavier, do Grupo Faz e Acontece, também atendida pelo Cesol de Sussuarana, está entusiasmada com a possibilidade de ampliar as suas vendas neste período natalino. “O movimento está bom. E o pessoal que comanda o Centro Público está pensando até em ampliar o horário de atendimento”.
Dona Marilda Barbosa, atendida pelo Cesol da Barra, também estava festejando o sucesso das vendas. Moradora do Cají, bairro de Vida Nova, em Lauro de Freitas, ela faz trabalhos, como fuxico, crochê e ponto de cruz. “Graças à Deus, estamos repondo as mercadorias todos os dias, porque o nosso espaço solidário está bombando".