A Bahia acaba de ganhar duas contribuições importantes para o segmento do cooperativismo – o Plano Estadual para o Desenvolvimento 2015-2020, que contempla tanto diretrizes estratégicas mais amplas, quanto as demandas por segmento cooperativista, e a cartilha educativa com informações importantes sobre o cooperativismo. A cartilha é parte  da ‘Coleção Trabalho Decente’, sob a responsabilidade da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O lançamento ocorreu nesta segunda-feira (15), no auditório do Espaço Crescer da Setre, com a presença de representantes de várias instituições, como a Organização das Cooperativas Baianas (Oceb), União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), Agencia de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Sebrae e secretarias estaduais da Educação e da Fazenda.

Publicações

Ao fazer um retrospecto de outras publicações editadas pelo Governo do Estado em benefício do segmento, o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, citou o ‘Catálogo das Cooperativas’, com apoio da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), o ‘Estudo sobre o perfil das Cooperativas Baianas’, projeto do Observatório do Trabalho da Bahia (Setre-Dieese), e da Revista Bahia Análise & Dados, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

“Apesar de tudo, ainda estamos no começo da caminhada. Vamos abrir nova fase de mobilização e sensibilização do cooperativismo em todo o Estado, difundindo os princípios do cooperativismo em reuniões transversais com outros setores”, disse o secretário. O superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa, afirmou que o Plano de Desenvolvimento do Cooperativismo estreitou e tornou mais forte a relação entre os conselhos estaduais de economia solidária e do cooperativismo. "Aprovamos um bom plano e asseguramos o compromisso de todos para sua execução”.

De acordo com ele, o próximo passo é colocar as metas do Plano de Cooperativismo no PPA 2015-2020 do Governo do Estado. “Este trabalho é que estamos sendo desafiados a fazer a partir de hoje”. O presidente da Oceb, Cérgio Techio, disse que planeja levar o plano para as reuniões regionais da instituição. O representante da Unicafes, José Paulo, reconheceu que o cooperativismo tem um longo trabalho pela frente “para se tornar mais visível à sociedade”.

Cartilha

A Cartilha do Cooperativismo lançada nesta segunda-feira é a 10ª edição que compõe a ‘Coleção Trabalho Decente’, de responsabilidade da Setre. Oobjetivo é contribuir para o fortalecimento do cooperativismo na Bahia, incentivando e orientando a organização, a regulamentação das cooperativas já existentes e também contribuindo para orientar as que venham a se formar a partir de agora.