O Plano de Desenvolvimento do Cooperativismo da Bahia 2015-2020 aprovado, na semana passada, pelo Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop) foi apresentado, nesta quarta-feira (10), ao Conselho Estadual de Economia Solidária (Cees),  O objetivo do plano é definir e promover estratégias para desenvolver e fortalecer o cooperativismo no estado, considerando seu papel social e democrático e a importância para a geração de renda.

Na reunião conjunta realizada na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, o superintendente de Economia Solidária, Milton Barbosa, disse que “o plano está direcionado às cooperativas baianas na sua diversidade e envolve segmentos como educação, crédito, transporte, trabalho, produção, agricultura familiar, agropecuária, saúde, entre outros”.

Segundo ele, a iniciativa “pretende fortalecer a mensagem do cooperativismo na Bahia e fomentar o surgimento de novas cooperativas, alem de promover assessoria técnica, formação e capacitação aos cooperados”, conforme registra o documento. O lançamento oficial está marcado para próxima segunda-feira (15), quando também vai ser lançada a Cartilha do Cooperativismo, que traz todas as informações sobre o assunto, inclusive dicas de como formar uma cooperativa. A cartilha compõe a ‘Coleção Trabalho Decente’, de responsabilidade da Setre.

Características comuns

Para a servidora da Coordenação de Fomento e Divulgação da Superintendência de Economia Solidária da Setre, Tatiana Reis, que fez a apresentação do plano, “a reunião dos dois conselhos foi um momento histórico para o cooperativismo e para a economia solidária, pois são áreas que têm muitas características comuns”. Tatiana explicou que o Plano de Desenvolvimento do Cooperativismo da Bahia utilizou como referência as proposições deliberadas na 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária nos eixos Produção, comercialização e consumo; Financiamento: crédito e finanças solidárias; Conhecimentos: educação, formação e assessoramento; e Ambiente Institucional: legislação e integração de políticas públicas.

O Plano de Desenvolvimento 2015-2020 fortalece ainda mais a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo instituída por meio da Lei 11.362/2009, abrindo inclusive a possibilidade para o incremento do cooperativismo nas áreas de turismo e mineração. O plano foi construído por técnicos da Superintendência de Economia Solidária da Setre, representantes da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes).