Mais de 100 pessoas, entre coordenadores da Rede SineBahia e coordenadores e técnicos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), estão participando em Salvador do VI Encontro de Coordenadores do SineBahia, iniciado nesta terça (9) e que continua até sexta-feira (12), no Hotel Portobello, no bairro de Ondina.

Em pronunciamento durante o evento, o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, destacou a ação da rede, que presta o serviço de intermediação para o trabalho, citando que o SineBahia é referência para o Brasil e outros países. Mas disse que sempre há melhorias a serem feitas como a ampliação do número de unidades modelo. “O Aplicativo SineBahia, ferramenta que possibilita ao trabalhador, entre outras vantagens, se cadastrar a uma vaga de emprego, lançado no mês passado, é uma prova que sempre devemos e podemos melhorar”.

Na parte da manhã, a superintendente de Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, fez um balanço das ações do SineBahia. “De 2007 a 2014, inauguramos 32 novas unidades e reformamos ou modernizamos mais 23”. Segundo ela, no mesmo período, foram captadas quase 790 mil vagas e colocadas no mercado profissional mais de 432 mil trabalhadores. A superintendente citou ainda as cerca de 2,6 milhões habilitacões ao Seguro-Desemprego.

Aprendizado

Recém-nomeada coordenadora da unidade do SineBahia do município de Dias D’Ávila, Lúcia Cristina Campos espera que a semana seja de muito aprendizado. “Estou aqui para adquirir conhecimento. O primeiro dia de atividades deixou a melhor impressão possível”. Ela participa do encontro pela primeira vez.

Já Daltair Medeiros, coordenador da unidade de Juazeiro, marca presença pela sexta vez. Trabalhando na unidade do SineBahia no município há 35 anos e coordenador há dez, Daltair afirmou que sempre é consultado nos encontros pelos colegas. “É uma troca de aprendizado. Procuro sempre trazer e compartilhar a minha experiência”.

As atividades do VI Encontro vão ser retomadas às 8h30 desta quarta-feira (10) com o debate dos temas ‘Aplicativo SineBahia’, ‘Atualizações do sistema de Carteira de Trabalho’, ‘Ações de qualificação profissional’ e ‘Portal MTE Mais Emprego’.