Ações de infraestrutura e de divulgação dos destinos da Bahia atraíram turistas de todo o mundo nos últimos oito anos. Mais de 26,3 milhões de passageiros – brasileiros e estrangeiros – desembarcaram nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro, no extremo sul, e Ilhéus (região sul), entre 2007 e 2014. O número é o dobro da registrado nos cinco anos anteriores e reflete o resultado de estratégias para incrementar negócios e turismo no estado. Entre janeiro e outubro de 2014, a movimentação nos três maiores aeroportos da Bahia totalizou 4,3 milhões de pessoas.

O movimento nos aeroportos é resultado do trabalho articulado que inclui a captação de novos voos, promoção de eventos, qualificação da mão de obra e aperfeiçoamento dos serviços prestados nos 13 destinos turísticos da Bahia. São regiões que atraem visitantes, vindos principalmente de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal, assim como o turista estrangeiro originário da Argentina, Espanha, Itália, França, Alemanha e Estados Unidos, entre outros países.

Estímulo à aviação

O estímulo à aviação regional na Bahia e a criação de novas rotas para ligar Salvador a destinos nacionais e internacionais foram alguns dos principais focos de atuação da Secretaria do Turismo  (Setur) em 2014. A estratégia para ampliar o número de voos motivou o Decreto 15.371, publicado em 15 de agosto deste ano, que estabeleceu a redução de alíquotas de ICMS para as companhias aéreas que atendam o interior da Bahia. As empresas que alcançarem dez ou mais municípios baianos passam a fazer jus à alíquota de 7%. Para as demais o índice varia, conforme o número de municípios atendidos, de 10 a 14%. Isto permitiu a criação de novos voos para Paulo Afonso, Feira de Santana e Teixeira de Freiras.

Os voos para Paulo Afonso são uma ampliação das rotas para o município da zona turística ‘Lagos e Cânions do São Francisco’, situada a 480 quilômetros da capital baiana, com a Azul Linhas Aéreas aumentando de três para cinco frequências semanais. Feira de Santana ganhou ligação com Salvador, com dois voos semanais da Azul, após a reabertura do Aeroporto Governador João Durval Carneiro. A cidade também passou a ter ligação aérea com Belo Horizonte (MG), aos domingos, com escala em Vitória da Conquista, na região sudoeste.

Como Feira de Santana, o município de Teixeira de Freitas tem três ligações semanais diretas da mesma companhia para o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. A TAM oferece voo de Salvador para João Pessoa, na Paraíba. Já Porto Seguro recebe da Azul novas frequências provenientes de São Paulo (Ribeirão Preto) e do Paraná (Curitiba e Maringá).

Maior país emissor de turistas para a Bahia, a Argentina ganhou atenção especial da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa, que negociaram junto a companhias aéreas a vinda de novos voos do país para o Aeroporto Internacional de Salvador, a exemplo da Aerolíneas Argentinas e da Gol. As empresas começam a operar as frequências em janeiro de 2015. Santiago, no Chile, é outro destino da América Latina que tem ligação com a capital baiana, por meio da Air Europa.

Carnaval e outras festas 

A Bahia oferece ao turista um calendário de eventos para o ano todo. As festas populares são um dos maiores atrativos, como a centenária Lavagem do Bonfim, que acontece em janeiro e atrai milhares de turistas à Colina Sagrada, em Salvador. A Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, e o Carnaval também fazem parte do ciclo que torna o verão da Bahia um dos mais animados do país.

Em 2014, a infraestrutura para o Carnaval de Salvador atendeu a 550 mil turistas, dos quais 70 mil estrangeiros, que participaram da festa. O projeto ‘Guias e Monitores’, realizado há sete anos, colocou 300 colaboradores em pontos turísticos para ajudar os visitantes, com informações referentes a localização, transporte, dicas sobre os circuitos e a programação da festa – tudo em até oito idiomas, além da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Os guias, distribuídos em locais estratégicos, a exemplo dos principais hotéis da cidade, porto, aeroporto, rodoviária e ferryboat, realizaram 160 mil atendimentos.

O serviço teve o apoio do Disque Bahia Turismo (DBT) – call center especializado em informações turísticas -, que funciona 24h, com atendentes trilíngues (português, inglês e espanhol). Durante a festa, o DBT ampliou o alcance, chegando a oito idiomas, e registrou mil ligações pelo telefone (71) 3103-3103.

Os visitantes brasileiros, estrangeiros e baianos de outras cidades gastaram cerca de R$ 1 bilhão durante o Carnaval de Salvador, o que contribuiu para a geração de empregos e fortalecimento da economia do município. A média individual de gastos foi estimada em R$ 2 mil, com desembolso diário médio de R$ 373. Os gastos incluem a aquisição do pacote com hospedagem e bilhete aéreo. Já durante a folia, a maior parte das despesas refere-se à compra de abadás, camarotes, alimentação e transporte.

Copa do Mundo

Em junho de 2014, a Copa do Mundo foi uma grande oportunidade para a Bahia mostrar seu potencial turístico e cultural aos 700 mil visitantes, que vieram aproveitar o clima do mundial num estado onde foram realizados seis jogos da competição. O número engloba 70 mil estrangeiros mais os brasileiros que estiveram no estado na época dos festejos juninos, aumentando ainda mais visitantes.

Para bem receber os visitantes, a Setur contou com o receptivo especial de 180 profissionais selecionados no projeto ‘Guias e Monitores’, que tem experiência comprovada por sete carnavais e pela Copa das Confederações, em 2013. Foram realizados 56 mil atendimentos durante todo o período da competição, contando ainda com a oferta de visita guiada aos principais pontos atrativos do Pelourinho. Nesta edição, o projeto teve alcance de 12 idiomas, incluindo os das seleções que jogaram na Arena Fonte Nova.

As boas-vindas e informações turísticas das mais diversas também foram oferecidas nos postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), localizados na rodoviária, aeroporto e Pelourinho, e pelos atendentes do Disque Bahia Turismo (71 3103-3101). De 11 a 18 de junho, a média geral de ocupação hoteleira, nas 12 cidades-sede, segundo o Fórum de Operadores Hoteleiros (FOHB), representou 80%, com os maiores índices ficando no Rio de Janeiro (92%) e Salvador (90%). Já a pesquisa do Observatório do Turismo, mantido pela Setur, registrou a média de ocupação de 64,67% em julho de 2014.

São João da Bahia

Em Salvador, a Festa de São João, neste ano da Copa do Mundo, reuniu mais de 100 atrações, entre artistas nacionais e forrozeiros baianos, que se apresentaram nas praças e largos do Pelourinho, além da exibição dos jogos em telões instalados no Centro Histórico. Entre os destaques da programação, artistas como Elba Ramalho, Adelmário Coelho e a banda Aviões do Forró. Em sete noites de festa, o Pelourinho recebeu 230 mil pessoas, incluindo turistas de todo o mundo, que aproveitaram o clima misto de Copa do Mundo, em uma cidade-sede, e da mais tradicional festa popular da Bahia.

Mais de R$ 20 milhões foram investidos para a realização do São João. Transformado em produto turístico, o evento reforça os costumes do interior e consolida seu espaço também na capital, com o intuito de gerar fluxo turístico em Salvador durante a baixa estação. A estimativa da Setur é que, em todo o estado, o evento movimente mais de R$ 120 milhões.

Assim como Salvador, 250 municípios tiveram apoio do Governo da Bahia para a realização das festas juninas. Os recursos foram resultado de convênio entre a Bahiatursa e a Petrobras, e as cidades contempladas participaram do chamamento público que estabeleceu valores de R$ 20 mil a R$ 100 mil. O Campeonato Estadual de Quadrilhas, realizado no bairro de Periperi, em Salvador, teve a participação de mais de 30 equipes da capital e do interior, a exemplo de Madre de Deus, Cachoeira, Valença, São Francisco do Conde, Itaparica e Barreiras. A agremiação vencedora da disputa foi a Capelinha do Forró.

Salão Baiano

O Salão Baiano do Turismo proporcionou uma viagem pela cultura, gastronomia e atrativos turísticos do estado, em sua terceira edição, realizada em maio, no Centro de Convenções da Bahia. O evento recebeu 12 mil visitantes e gerou R$ 70 milhões em negócios para empresários de turismo.

Além de apresentar o que a Bahia tem de melhor ao público, profissionais da área participaram de uma programação dedicada a quem atua no segmento. Foram realizadas rodadas de negócios, feirão de pacotes de viagem, cursos e feira de artesanato. Participaram do 3º Salão Baiano de Turismo aproximadamente 90 municípios das 13 zonas turísticas do estado, representações de 16 segmentos e mais de 40 grandes operadoras de viagens nacionais.

Stock Car

Em sua sexta edição, o GP Bahia de Stock Car reuniu mais de 30 mil pessoas nas arquibancadas do Centro Administrativo. Categoria mais importante do automobilismo brasileiro,a corrida teve duas etapas realizadas em Salvador, em novembro de 2014. Enquanto os pilotos Allam Kodhair, da Full Time Sports, e Sérgio Jimenez, da Voxx Racing Team, brilhavam na pista, a cadeia produtiva do turismo comemorava o acréscimo de 15% na ocupação hoteleira e a geração de três mil empregos temporários, na capital baiana.

Qualificação profissional

Por meio da Secretaria do Turismo, o Governo da Bahia capacitou 1.354 profissionais, em 2014, a maioria das vagas destinada à qualificação para a Copa do Mundo, com a oferta de cursos de idiomas, técnicas de receptivo e qualificação de garçons, camareiras, atendentes e recepcionistas. Os cursos atenderam a diversas regiões do estado, como os municípios da Baía de Todos-os-Santos, litoral sul, litoral norte e Costa do Dendê.

Sinalização turística

Para ampliar a infraestrutura turística, a Setur ofereceu em 2014 informações extras aos visitantes e baianos que passaram pelos cartões-postais de Salvador e da Costa das Baleias (Prado, Caravelas, Alcobaça, Nova Viçosa e Mucuri). Em Salvador, o trabalho foi iniciado pela Praça Vinícius de Moraes, Igreja de Itapuã e Parque do Abaeté, onde foram implantadas novas placas interpretativas de sinalização. As placas trazem a história e dados técnicos dos monumentos.

Na capital baiana, as placas interpretativas bilíngues começaram a ser instaladas em atrativos turísticos, como as edificações com valor histórico-cultural, praças, mirantes, parques e unidades de conservação. A empresa responsável pela produção e instalação das placas é a Sitran, que venceu licitação e assinou contrato com a Secretaria do Turismo. Serão investidos R$ 2,4 milhões, obtidos por meio do Programa Eventos Esportivos do Ministério do Turismo.

Estrada Real

Termo de cooperação técnica assinado entre a Setur e Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) deu início ao trabalho de georreferenciamento da Estrada Real na Bahia. Indicações cartográficas apresentadas pela secretaria contribuem para o mapeamento da rota por onde foram escoadas riquezas extraídas na Bahia durante o período colonial.

O trabalho de georreferenciamento é executado por equipe técnica da CBPM, em 15 municípios baianos, entre os quais Jacobina, Morro do Chapéu, Seabra, Piatã e Rio de Contas. Com a utilização de imagens de satélite associadas ao uso de GPS e máquinas fotográficas, o estudo vai apontar as coordenadas exatas do Caminho Real. Este é o ponto de partida para o plano de reconstrução da estrada e a transformação em novo roteiro turístico.

O conjunto formado pelas rotas do ouro compõe o Projeto da Estrada Real da Bahia. Os trabalhos serão iniciados pelo eixo principal, ou seja, o caminho que recebeu o nome de Estrada Real, e uniu, em 1725, os núcleos do ouro, num percurso da Chapada Diamantina, entre Jacobina e Rio de Contas.

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