As relações entre a Bahia e a região do Alentejo, em Portugal, com foco no turismo, foram discutidas durante a visita que o presidente de Turismo do Alentejo, António Ceia, fez ao secretário estadual Pedro Galvão, nesta sexta-feira (12). O resultado do encontro foi o convite para que a Secretaria do Turismo (Setur) participe, em junho de 2015, de um evento no Alentejo, para promover os destinos da Bahia.

Em contrapartida, Ceia garantiu a divulgação de Portugal na Feira da Abav que, ano que vem, deve ser mais uma vez realizada paralelamente ao Salão Baiano de Turismo. António Ceia faz palestra, na tarde desta sexta-feira, durante o ‘Tributo à Lingua Portuguesa’, promovido pelo Gabinete Português de Leitura. “Aproveitei a oportunidade de participar do evento para estreitar relações com a Bahia, que é a minha função”.

Pedro Galvão falou da satisfação de fechar parcerias com Portugal, destacando os aspectos históricos e culturais dos dois locais, além do potencial para o enoturismo, forte nos dois lugares. “Esperamos que a divulgação mútua ajude a ampliar o fluxo de turistas entre a Bahia e o Alentejo, pois temos, inclusive, voos diários para Lisboa”. Ele aproveitou para mostrar ao gestor de turismo português o projeto de resgate da Estrada Real da Bahia, que foi construída por determinação de D. João V, rei de Portugal, e concluída em 1725, quando o Brasil ainda era colônia.