A integração latino-americana e caribenha foi valorizada pelo Consulado de Cuba, na segunda-feira (1º), por meio de palestras, música e gastronomia, apresentados no Salão Internacional da Fenagro, instalado no Parque de Exposições da Bahia. Os secretários estaduais Pedro Galvão (Turismo) e Jairo Carneiro (Agricultura) foram recepcionados pela cônsul Laura Ivet Pujol Torres. Empresários, integrantes da comunidade cubana e representantes da Associação Cultural José Martí (ACJM) da Bahia também estiveram presentes.

"Devemos fortalecer o turismo cultural, valorizar a nossa ancestralidade africana tão marcante na religião, artes e cultura e, ao mesmo tempo, impulsionar importantes relações econômicas na cadeia agroalimentar entre Cuba e a Bahia", disse a cônsul.

Um dos incentivadores da integração, Pedro Galvão respondeu positivamente e citou o interesse da Bahia por ações, como a criação de um voo entre Havana e Salvador. O assunto foi recentemente discutido na Secretaria do Turismo (Setur) com representantes do governo cubano. “Vamos prosseguir avaliando as medidas necessárias para efetivar a nova rota, já que a Aviação Cubana tem interesse em ampliar a oferta de voos, hoje mantidos apenas entre São Paulo e a Ilha”.

Em sua 27ª edição, a Fenagro continua até domingo (7), no Parque de Exposições de Salvador. A estimativa da Seagri é  que 20 mil pessoas visitem o evento diariamente.