O Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), que este mês completa sete anos de criação pela Bahiatursa – iniciativa inédita e que serviu de modelo para vários estados do país – recebeu esta semana reforço de 40 funcionários da Infraero, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Salvador. O trabalho começou esta semana, e continua até 10 de janeiro próximo. O posto funciona todos os dias, das 8 às 23h, em uma loja localizada em frente ao ponto de desembarque, no térreo. O telefone para contato é 71 3204-1444.

Segundo o coordenador Regional de Marketing e Comunicação Social da Infraero, Erivaldo de Almeida Cruz, a criação do receptivo especial é uma ação de preparação para atender o grande movimento de passageiros estimado para esse período, tendo em vista o resultado de uma pesquisa do Ministério do Turismo, que aponta Salvador como destino preferido pelos brasileiros neste verão.

Para Erivaldo, a expectativa é o acréscimo de 10% no fluxo de passageiros na nova estação, passando de 25 mil para 27.500 pessoas/dia. No período das festas natalina, a expectativa é que o número chegue a 35 mil pessoas. Já o fluxo de aeronave pouso/decolagem deve crescer 7%.

Agentes preparados

Os integrantes do receptivo especial são funcionários da Infraero, deslocados da área administrativa para a área de operação, e fizeram vários cursos de qualificação, incluindo atendimento ao público. “Esses cursos  são uma preocupação da empresa para oferecer um serviço de excelência” disse o coordenador.

Colete amarelo

Os agentes estão usando colete amarelo para se diferenciar das demais pessoas que trabalham e transitam no aeroporto, tendo escrito na parte das costas frase em inglês e português – ‘May I Help You/Posso Ajudar?’. Portando rádio para se comunicar com o balcão de informação da Infraero, os ‘amarelinhos’, como já passaram a ser chamados, estão espalhados em todas as áreas do aeroporto e prontos para dar quaisquer esclarecimentos.

Um dos agentes, Rubens Souza Marques Filho, disse que se sentia muito à vontade em trabalhar no receptivo especial, pois além de estar preparado para tratar diretamente com o público, conhece  tudo a respeito do aeroporto.

Solimar Fernandes, que estava com dificuldade para localizar o voo em que sua irmã vinha de São Paulo, ficou surpreendida com o serviço. “[É] muito bom. Quando me vi em apuros, virei para o lado e vi esse rapaz [Rubens], com esses dizeres nas costas oferecendo ajuda. Foi um alívio".

Zonas turísticas

Enquanto os agentes da Infraero estão atuando mais na área do aeroporto, os agentes da Bahiatursa trabalham na orientação aos visitantes sobre as 13 zonas turísticas, hotéis táxis. Eles distribuem folheterias diversas sobre pontos turísticos e mapas de Salvador. ”É um trabalho, em conjunto, que só faz somar e deixar satisfeito o visitante”, disse a supervisora do SAT da Bahiatursa, Cleusa Leão.

As turistas israelenses, Ayelet Segal, Chen Alsobi e Yuval Mizrachi, que visitam pela primeira vez o Brasil, disseram ter gostado muito do atendimento prestado pelo SAT de Salvador e que saíram dali seguras para chegar a Morro de São Paulo. De acordo com elas, a escolha da Bahia foi indicação de amigas israelenses e depois seguem para o Rio de Janeiro.

O serviço

O primeiro SAT foi inaugurado em dezembro de 2007, no antigo prédio do Sebrae no Pelourinho, na Rua das Laranjeiras, nº 2, Centro Histórico de Salvador. A unidade funciona todos os dias, inclusive sábado e domingo, das 8 às 21h (tTelefone 71 3321-2133/2463.

O terceiro SAT funciona na Rodoviária de Salvador, das 7h30 às 22h (telefone 71 3450-3871). Além dos SATs, os turistas dispõemr de postos de informações turísticas espalhados em Salvador e em várias regiões do estado.