Brasil e Uruguai têm conduzido um notório estreitamento positivo das relações bilaterais para o fortalecimento da estratégia baiana que visa à execução de novos projetos de integração, complementação produtiva e cooperação nos setores da agropecuária e turismo. São estes os itens da pauta de debate, nesta sexta-feira (5), no Salão Internacional da Fenagro, no Parque de Exposições de Salvador.

“Trata-se de uma excelente oportunidade para o debate sobre a integração da Bahia com o Uruguai, visando ao desenvolvimento cultural e econômico, assim como a identificação de oportunidades de negócios”, afirma o secretário do Turismo, Pedro Galvão. “O Uruguai é mais um país com representação consular na Bahia a apresentar suas atrações turísticas, culturais e gastronômicas. A integração incrementa o turismo, dentre outros segmentos”.

Durante a Fenagro, a Secretaria do Turismo e a Bahiatursa distribuem folheteria e exibem vídeos e banners para divulgação dos 13 zonas turísticas: regiões consolidadas por atrativos como praias, cachoeiras, grutas e serras; artesanato e a típica culinária que atraem milhares de visitantes.

Finlândia

N quinta-feira (4), o país de destaque no Salão Internacional foi a Finlândia, que apresentou seu perfil econômico, cultural e as oportunidades de negócios. Para os anfitriões, o cônsul Wilson Andrade e o conselheiro da Embaixada da Finlândia, Juha Savolainen, a ampliação das áreas de intercâmbio entre Bahia e Finlândia está em andamento.
“Há grande interesse de cooperação no setor de pesquisa florestal e investimento em biomassa pelo destaque que a Bahia possui em seu meio ambiente”, afirmou conselheiro Savolainen. O presidente da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), Sergio da S. Borenstain, chamou a atenção para o potencial tecnológico da Finlândia no uso de máquinas com participação de fábricas de celulose na Bahia.

O cônsul da Finlândia, Wilson Andrade, com o objetivo de desenvolver relações com a Bahia, atendeu aos visitantes do salão e autoridades locais, onde foi debatido o aumento do comércio bilateral e o fortalecimento do turismo. “O objetivo deste encontro é documentar a Bahia no caráter internacional, onde há boas perspectivas para o atendimento e produção na indústria têxtil, alimentos e minério. Também há a viabilidade de um projeto em discussão com dois empresários para investir em caprinos, com demanda também para bovinos, em 40 hectares de terra, na região de Santo Sé, próximo a Juazeiro”.

Zona de Processamento para Exportação

O diretor da Zona de Processamento para Exportação (ZPE Bahia), Otávio de Carvalho Pimentel, ressaltou os investimentos e oportunidades para empresários nacionais e internacionais na Zona Franca Primária de Ilhéus, Bahia, que tem apoio governo federal e estadual. “Essa ideia de trazer uma feira internacional para a Bahia é espetacular. As vantagens de quem quer investir no estado são de isenções de impostos federais, estaduais e municipais”, declarou Pimentel.

A Fenagro expõe 6 mil animais e está movimentando R$ 100 milhões de reais em negócios. O evento tem a expectativa de receber 20 mil visitantes/dia, no Parque de Exposições de Salvador, até domingo, 7 de dezembro.