O pleno do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades) aprovou nesta sexta-feira (12), no último encontro de 2014, a mudança de periodicidade das reuniões. Realizadas mensalmente até este ano, as reuniões do pleno acontecerão bimestralmente a partir de março de 2015. Os encontros das câmaras técnicas e dos grupos de trabalho continuam acontecendo uma vez por mês.

Durante a reunião, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro, que também é presidente do ConCidades, agradeceu a participação dos conselheiros e falou sobre a importância da participação popular no planejamento das políticas públicas de Estado. “Eu fiz o possível para fortalecer mais ainda a atuação deste conselho porque entendo que a participação popular é fundamental para avançarmos ainda mais e contribuirmos para o fortalecimento da democracia direta no Brasil”.

Alterações no regimento

O pleno também aprovou a criação de uma comissão que vai discutir alterações no regimento interno do conselho e, também, iniciar o planejamento da 6ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada em 2016.

Para a secretária executiva do ConCidades, Micau Barreto, as discussões e propostas aprovadas este ano vão dar uma nova dinâmica ao conselho. “Acho que 2015 será um ano ainda mais produtivo e nós vamos funcionar de forma mais efetiva, contando com o diálogo como instrumento principal para contribuir com o desenvolvimento regional e ampliar ainda mais a participação de todos nós no trabalho por uma Bahia mais justa”.