Para conhecer as diretrizes e ações voltadas para o desenvolvimento rural na Bahia, um grupo de representantes do Fórum Baiano de Agricultura Familiar (FBAF) esteve, nesta quarta-feira (13), na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Centro Administrativo, em Salvador.

No encontro, coordenado pelo secretário Jerônimo Rodrigues, eles manifestaram a satisfação em iniciar o diálogo com a SDR sobre as pautas direcionadas ao segmento. “Precisamos fortalecer a agricultura familiar, o Fórum e os Movimentos Sociais com demandas qualificadas, articulando as políticas públicas e fazendo com que este planejamento chegue à base”, disse Maria Angélica Anunciação, representante da Frente dos

A apresentação da SDR ao público está prevista para 11 de fevereiro. A nova secretaria tem por finalidade formular, articular e executar políticas, programas, projetos e ações voltadas para a reforma agrária e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Sua linha de ação abrange o atendimento a meeiros, parceiros, quilombolas, populações indígenas, assentados da reforma agrária, trabalhadores rurais, fundo de fechos de pastos, pescadores, marisqueiros e ribeirinhos, entre outros.

Entidades

Estiveram presentes na reunião o diretor de Assistência Técnica da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Ivan Fontes, representantes da Frente dos Trabalhadores Livres (FTL), Coordenação Estadual dos Territórios (CET), Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (Cooperast)/Rede, Polo Sul/Cooperativa, União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes), Federação de Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), Luta Camponesa, Movimento Luta pela Terra (MLT) e Movimento Social dos Povos Brasileiros (MSPB).