O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped), situado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), recebeu a visita do novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Manoel Gomes, na quinta-feira (8). Além de conhecer o centro, criado em 1970, ele discutiu sobre o planejamento de atividades para a instituição.

Na visita, o novo titular da Secti participou de uma reunião com o diretor do Ceped, Miguel Azcona, que apresentou as funções e resultados do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. Manoel Gomes também falou com os funcionários, a quem parabenizou pelo trabalho realizado. O secretário disse que um campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) “está vindo para cá” ao falar de mudanças projetadas para a unidade.

Ele destacou o trabalho da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incubatec) e a reforma de seis galpões, onde serão instalados laboratórios de análises químicas, engenharia e biotecnologia. “A incubadora me impressionou porque tem cunho diferente das que existem em outros lugares. Sobre os laboratórios, a ideia é transformá-los em unidades ainda mais eficientes. Serão menores em espaço físico ocupado, mas com equipamentos modernos e capacidade de resposta rápida à indústria da Bahia”.

A revitalização do Ceped, já em andamento, oferecerá mais qualidade na execução de suas atividades. A carteira de serviços tecnológicos terá expansão e os laboratórios compartilhados com universidades. Além disso, outros centros de pesquisa irão dispor de completa infraestrutura de pesquisa aplicada, atuando nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia, energias limpas, calibração de equipamentos, entre outras.