Ao representar o governador Rui Costa na solenidade de transmissão de cargo no Ministério da Cultura (MinC), nesta segunda-feira (12), em Brasília, o secretário estadual da Cultura, Jorge Portugal, comemorou o retorno do baiano ao comando da pasta. “Vai ser uma dobradinha baiana”.

Estabelecida como prioridade por Juca Ferreira, a transversalidade entre cultura e educação será adotada na Bahia. Portugal informou que o primeiro passo, nesse sentido, ocorre ainda nesta segunda durante reunião com o novo ministro e demais secretários da área.

Quanto à expectativa do encontro, ele afirmou que tem alinhamento com o ministro e buscará recursos para as ações culturais no estado. Segundo o secretário, uma primeira conversa já aconteceu, mas a reunião de hoje é a primeira oficial.

No discurso feito na solenidade, o ministro cumprimentou os secretários estaduais na pessoa de Jorge Portugal, a quem se referiu como o autor de uma das músicas mais bonitas dos baianos – ‘Alegria da Cidade’. Juca esteve à frente do MinC entre julho de 2008 e dezembro de 2010. Na cerimônia desta segunda, no Teatro Funarte Plínio Marcos, ele recebeu o cargo da então ministra interina, Ana Cristina Wanzeler.

São prioridades do novo gestor do ministério o combate a todas as formas de segregação cultural, modernização do direito autoral, a mestiçagem entre as culturas que coexistem no país, entre outras.