A abertura do ‘Sudesb no Verão de Salvador’ ocorreu, nesta quarta-feira (7), no Parque Costa Azul. Promovido pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), o projeto visa promover a prática de atividade física ao ar livre e incentivar a adoção de hábitos saudáveis, entre outros aspectos. “O esporte é fundamental para o desenvolvimento físico e mental das pessoas e por isso vamos estimular e apoiar essa atividade não só em Salvador, mas em toda a Bahia”, afirmou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes.

Em sua quinta edição, o projeto segue até o dia 13 de março, oferecendo gratuitamente aulas de ginástica localizada, alongamento e swing baiano. As atividades são realizadas às segundas, quartas e sextas nos horários de 6h30, 7h20, 17h e 17h50. A abertura, nesta quarta, teve roda de capoeira com alunos da escolinha mantida pela Sudesb, no Nordeste de Amaralina.

A dona de casa Célia Ferreira, 62 anos, que mora na Boca do Rio, e caminha diariamente na orla, estava feliz com o retorno do projeto. “Eu nunca deixo de fazer minha caminhada, mas quando chega o verão gosto de participar do projeto, principalmente porque reencontro várias amigas e tenho aula de swing baiano”.

Recesso no Carnaval

Desde a criação, em 2009, o ‘Sudesb no Verão de Salvador’ atrai milhares de pessoas que buscam na atividade física uma das formas para manter a saúde. As duas primeiras edições chegaram a atender 17,4 mil pessoas. Na terceira edição (2012/2013), quando ainda ocorria no do Jardim de Alah, o número superou 9,5 mil. Na última (2013/2014), mais de dez mil participaram da atividade na orla da Pituba.

Segundo o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, a meta este ano é atender a 20 mil pessoas. “Vamos fazer um pequeno recesso no período de Carnaval. Depois retornamos com todo gás até 13 de março”. As aulas são ministradas por professores de educação física e estagiários. Outro objetivo do projeto é levar informação, lazer e promover a saúde.