O público da terceira idade – 90% composto por mulheres – está dominando a 5ª edição do projeto ‘Sudesb no Verão de Salvador’, que acontece no Parque Costa Azul, no bairro do Stiep. Iniciada no último dia 7, a atividade tem participantes com idade média entre 50 e 70 anos, moradores de diversos bairros, como Pernambués, Nordeste de Amaralina, Brotas, Cabula, Pituba e Boca do Rio.
 
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), o projeto visa incentivar a prática esportiva, adoção de hábitos saudáveis e a melhoria na qualidade de vida da população baiana, em especial a da capital. “Quando eu soube que havia começado as aulas, fiz logo minha programação de atividades para não perder um só dia. Gosto de fazer alongamento e, principalmente, acompanhar a aula de swing baiano, que mexe muito comigo”, diz Rita Maria de Jesus, 55 anos, moradora de Brotas, que participa do evento pelo terceiro ano. 

Aulas

Ana Tereza, 59, residente no Stiep, destaca o clima de alegria e descontração das aulas. “Nunca deixo de fazer minha caminhada diária, e depois ainda faço aula de alongamento com o pessoal da Sudesb. É bacana o ambiente pela descontração do grupo e das pessoas. Aqui já fiz várias e boas amizades”. 
Os encontros ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, pela manhã, às 6h30 e 7h20, e no período da tarde, às 17h e 17h50. São oferecidas aulas gratuitas de alongamento, ginástica localizada e swing baiano, sob a orientação de professores e estagiários em educação física.
 
O ‘Sudesb no Verão de Salvador’ se estende até 13 de março, tendo curto intervalo no período do Carnaval. Desde a criação, em 2009, o projeto atrai milhares de pessoas que buscam na atividade física uma forma para manter a saúde. Mais de 17 mil pessoas participaram em 2013, e a meta deste ano é chegar a 20 mil.