As cerca de 250 pessoas atingidas na semana passada por um incêndio na comunidade de Alagados, em Salvador, contam desta terça a quinta-feira (20 a 22) com atendimento de uma unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), para a emissão de documentos perdidos ou destruídos pelas chamas. O caminhão do SAC Móvel estacionado na Rua Coronel Felinto Sampaio, Baixa do Petróleo, funciona das 8h às 17h, disponibilizando os serviços de emissão de carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas do estado e da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

A ação do Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais da Administração (Saeb) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e do Tribunal de Justiça (TJ-BA), se estende aos moradores da região. De acordo com a coordenadora do SAC Móvel, Jaqueline Salgueiro, os casos em que houve perda total dos documentos, inclusive a certidão de nascimento, necessária para a emissão de carteira de identidade e CPF, serão encaminhados para o posto SAC localizado no bairro de Periperi.

“Após a pesquisa para saber onde as certidões foram emitidas, essas pessoas serão conduzidas, com um atestado, aos cartórios onde foram registradas para retirar essa documentação com gratuidade e fazer as carteiras de identidade e de trabalho aqui no SAC Móvel. Caso não consigam até o dia 22, agendaremos para o SAC Periperi”, explicou Salgueiro. A vendedora ambulante Rosineide de Jesus, 35, foi uma das moradoras da área incendiada atendidas pelo serviço. “Sem documento não podemos resolver nada”.

Além do atendimento do SAC, a assistência do Estado às 85 famílias atingidas pelo incêndio ocorrido no último dia 14, na Baixa do Petróleo, área conhecida como Alagados, no bairro de Massaranduba, inclui o cadastramento no programa Minha Casa, Minha Vida, para projetos habitacionais executados na região, e a garantia de alimentação com três refeições diárias até a liberação do auxílio ‘Aluguel Social’, de responsabilidade do município de Salvador.