A nova alça de ligação da BR-324 com a Avenida Luís Eduardo Magalhães (LEM) oferece uma opção mais rápida para o motorista, que chega a Salvador e deseja acessar a Paralela sem passar pela região do Iguatemi. Entregue nesta terça-feira (6) pelo governador Rui Costa, a intervenção faz parte do Programa Mobilidade Salvador, conjunto de obras estruturantes que somam R$ 8 bilhões em investimentos na capital baiana.

Quem faz este percurso já pode utilizar o retorno sob o viaduto do Largo do Retiro e seguir via LEM para acessar os dois sentidos da Paralela (Centro e Aeroporto) ou a orla, pela Estrada do Curralinho, que liga a Paralela ao Stiep. O condutor que se desloca no sentido inverso, indo da Paralela em direção à BR-324, dispõe de uma ligação direta entre a LEM e a rodovia desde abril do ano passado. "Essa obra viabiliza a retirada de fluxo de carros e ônibus no ponto mais crítico de Salvador, que é a região do Iguatemi, levando esses veículos à Paralela e Imbuí ou Boca do Rio e Stiep, via Curralinho, tornando mais rápido, inclusive, o trajeto da BR-324 para a Rodoviária", disse o governador.

A ligação facilita ainda a chegada à Estação Retiro do metrô, permitindo o acesso rápido ao terminal de integração com o sistema de ônibus coletivos, bem como o trânsito no entorno. A redução no tempo de percurso é de até dez minutos em relação ao acesso atual pela Avenida Barros Reis. A alça possui 518 metros de extensão e incluiu obras de urbanismo, com investimento de R$ 1,8 milhão, executada sob supervisão da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). “São 518 metros que proporcionam fluidez ao tráfego nesta região, e as pessoas que vêm da Região Metropolitana de Salvador [RMS] pela BR-324 ganham em torno de 20 minutos, deixando de fazer o percurso tradicional, eliminando cinco semáforos e indo direto para a Paralela”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.

Novas vias marginais na Paralela

Outra obra complementar ao sistema viário que inclui o complexo de viadutos do Imbuí, a Estrada do Curralinho e a ligação BR-324/LEM são duas novas pistas marginais na Avenida Paralela. A primeira via passará em frente ao Hospital Sarah Kubitschek, no sentido aeroporto, e a segunda na altura de Pernambués, como extensão da atual marginal no sentido Centro. “Com isso, todos os pontos de retenção da Avenida Paralela serão retirados”, explica Rui Costa.

Visita às obras do metrô

Após a entrega da ligação viária, o governador seguiu para uma visita às obras da estação Bom Juá do Metrô de Salvador. A estação encontra-se em fase avançada de obras e vai ampliar em dois quilômetros a extensão da Linha 1 do sistema que já opera com cinco paradas – Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro, totalizando 9.668 metros.

Publicada às 9h
Atualizada às 10h50